Publicado por: Daniela | 19 dezembro, 2008

Retiro Espiritual

Há quanto tempo você não faz ou participa de um Retiro Espiritual?

O Retiro Espiritual, como o nome o sugere, é um tempo de retirar-se das ocupações cotidianas, dos nossos ambientes de convivência, das distrações e barulhos do mundo para nos ocuparmos com a salvação de nossa alma: “O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida.” (Mateus 16.26).

O período de férias ou feriadão é um momento especial para fazermos um retiro espiritual. Nestes momentos é que temos a oportunidade de nos conhecermos melhor e até de descobrir novos dons.

Mas como e o que fazer num retiro espiritual?

Bom, não vou entrar em detalhes quanto a organização de um, mas não devemos esquecer das devoções, orações, estudos bíblicos, alimentação, acomodação, etc.

Vamos falar mais sobre dinâmicas para estes momentos. Segue uma lista de atividades que podem ser feitas tanto em retiros espirituais, quanto em reunião de jovens, crianças, grupo teatral, etc.

Idéias para gincana:

- Dividir pessoal em quatro grupos por cores (Todos podem e devem participar);

- Cada grupo deve escolher um líder (Não pode ser adulto, tem que ser um jovem);

- Cada grupo deverá escolher um nome bíblico para acrescentar a cor (Ex: Marron Betel);

- Cada grupo deverá elaborar um grito de guerra;

- Cada grupo receberá uma cartolina e tintas para fazer um cartaz identificando seu grupo;

- Três componentes de cada grupo deverão apresentar um versículo decorado cada um, versículos diferentes (Não pode ser João 3.16);

- Cada grupo receberá dois mascotes (ovos crus enfeitados) para cuidar e participar de todo o congresso, no final do dia deverá apresentar seus mascotes intactos.

- Caça as bandeiras. Foram espalhadas pela escola 15 bandeiras para cada grupo identificadas pela cor do grupo, o grupo deverá procurá-las e trazer para a equipe de organização.

- Circuito de provas (Cada grupo receberá um mapa do local com a numeração das provas a serem realizadas. O objetivo é não deixar nenhum grupo parado).

PROVAS:

1) Quebra-cabeça de balões:

Cada componente do grupo recebe um balão vazio com uma peça do quebra-cabeça, o grupo deverá encher o balão, estourar e montar o quebra-cabeça no menor tempo possível. OBS: Alguns balões terão peças que não fazem parte do quebra-cabeça.

2) Corrida pro lanche:

O grupo recebe um saco com guloseimas, cada integrante do grupo deverá comer uma guloseima até engolir, não pode trocar de guloseima, esta prova deverá ser realizada no menor tempo possível. Guloseimas: bala, azeitona, pimenta, ervilha, pepino, cebola, bombom, etc.

3) Basquete:

Grupo deverá ficar em fila, ao sinal o primeiro amassa uma folha de jornal e atira em um cesto a 3 metros de distância e vai para o final da fila. Todos deverão atirar, o grupo tem direito a 30 arremessos. Pontuação de acordo com as bolinhas no cesto.

4) Fax sem fio:

Grupo senta no chão em fila. O primeiro recebe um desenho e terá que desenhar para o segundo e assim até chegar no último do grupo, ganha ponto se o último adivinhar qual o desenho.

5) Bola 10:

Teremos 5 cestos enfileirados, cada um tem uma pontuação, quanto mais longe, maior a pontuação. O grupo tem direito a 10 arremessos somando os pontos dos cestos. A bola 10 soma o valor do cesto mais 10 pontos.

Cesto 1: 1 ponto; Cesto 2: 2 pontos; Cesto 3: 5 pontos; Cesto 4: 7 pontos; Cesto 5: 10 pontos.

6) Traga um…

No menor tempo possível o grupo deverá trazer os seguintes itens:

- Um pão; Uma moeda; Uma folha seca; Papel de bala; Bíblia; Uma formiga; Boné; Batom.

7) Perguntas:

Vale a primeira resposta do grupo.

- Que dia Deus criou os animais? (Quinto)

- Qual o primeiro pássaro solto após o dilúvio? (Corvo)

- Quem foi o sucessor de Moisés escolhido por Deus? (Josué)

- Um homem famoso por sua grande força? (Sansão)

- Qual o nome do filha de Davi que também foi rei? (Salomão)

- Como se chama o conjunto dos 5 primeiros livros da Bíblia? (Pentateuco)

- Qual o menor livro do Antigo Testamento? (Obadias)

- Quais os dois livros da Bíblia com nome de mulher? (Rute e Ester)

- Nome dos 12 discípulos de Jesus? (Simão Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, Judas Tadeu, Simão e Judas Iscariotes)

- Nome do jardim em que Jesus orou a última vez? (Getsêmani)

8 ) Caça objeto:

O grupo receberá uma lista de versículos onde deverão adivinhar qual objeto deverá ser procurado e trazido.

- Gênesis 11.3 (Tijolo); Lucas 14.34 (Sal); Provérbios 6.6 (Formiga); Mateus 16.19 (Chave); Jó 6.6 (Ovo); 1 Timóteo 6.10 (Dinheiro); Atos 1.5 (Água); Ester 8.2 (Anel); Gênesis 1.1 (Terra); Hebreus 12.15 (Planta); Gênesis 14.23 (Sandália).

9) Linha na agulha:

De olhos vendados, um integrante do grupo deverá passar um fio de barbante ou lã em cinco agulhas ou pregos no menor tempo possível. Para ser mais demorado, pode-se fazer com mais integrantes.

10) Desencaixar pregos:

Desencaixar os pregos no menor tempo possível sem desentortá-los. Dois pregos tortos encaixados.

11) Dança da laranja:

Em duplas, o grupo deverá dançar no ritmo da música com uma laranja na testa, cai fora quem deixar a laranja cair. Deve-se tentar ficar o maior tempo possível dançando com a laranja.

12) Gelatina:

Em duplas, um sentado em frente ao outro, um com os olhos vendados vai dar gelatina na boca do outro, quem comer a gelatina não pode se mexer. Termina quando todos os potes estiverem vazios. Deve-se tentar fazer isso no menor tempo possível.

13) Matemática bíblica:

Número de filhos de Noé (3) + Número de pragas do Egito (10) + Total de anos que o povo de Israel ficou vagando no deserto (40) + número de empregados citados na parábola dos talentos (3) x número do capítulo do livro de Mateus em que Jesus foi tentado pelo diabo (4) – número de igrejas da região da Ásia citadas no primeiro capítulo do livro de Apocalipse (7) = (217) Vale a primeira resposta do grupo.

 

Defina a pontuação e tempo de cada prova, coloque um responsável para explicar e realizar cada prova e boa diversão!

Responses

  1. Oie,

    já faz um bom tempo que não participo de um etiro espiritual, mas só de ler esse tópico me deu uma vontade louca de participar de um… hehehe

    me lembro de nossas gincanas em Palmas, né Dani, como reunia uma galera legal…e eramuito massa. hehehehe

    beijosss

  2. É verdade…
    Quem sabe vc participa ou até organiza um ano que vem em Santa Maria, né?
    Até mais…

  3. Olá…
    sou líder jovem e devo organizar um retiro de jovens no final de semana que antecede o Carnaval (21 e 22/02). Ao observar vosso site pude ver uma série de brincadeiras e provas legais. Existem mais algumas??? Seriam possíveis de serem enviadas para meu e-mail???
    Pois tenho a seguinte situação: todos os anos nos dias que antecedem ou no dia de Carnaval é feito retiro de jovens, contudo as vezes passa a ser monótomo por motivo de ocorrer repetições de brincadeiras e dinâmicas. Ao ver as postagens do site uma luz brilhou em mim e por isso estou mandando este e-mail pedindo ajuda.
    Agradeço muito, mas muito mesmo se for atendido.

  4. Oi Bruno,
    tenho mais algumas dinâmicas sim e tb um caça ao tesouro super diferente, onde as pistas são pessoas vestidas de monges e elas dão pistas verdadeiras e falsas… se quiser me mande teu e-mail.
    Até mais,
    Daniela.

  5. Daniela, será que vc pode me enviar mais brincadeiras também, incluve a do caça ao tesouro? Estou com a mesma situação do Bruno.

    Obrigada!
    Camila.

  6. a meu email é cami.hss@gmail.com

    =)

  7. Bem, gostaria de juntar meu pedido ao do pessoal, estamos querendo organizar um encontrao com todo o pessoal de floripa, logo no inicio de março, para começar o trabalho nas UJ’s mais animadamente. E tambem para fazer o pessoal se conhecer melhor, por isso queria pedir para me mandar estas ideias das quais falastes, meu email é: amandaschmiedt@hotmail.com
    Muito obrigada desde já!!
    E parabéns pelos textos no blog!!!

  8. Olá pessoal,
    Vamos fazer assim…
    Acessem o ArtJELB Online (Dinâmicas e brincadeiras), lá já tem algum material a mais, OK? Em breve teremos mais….
    Bom proveito!
    Daniela.

  9. OI Daniela, estou organizando um retiro aqui no litoral piauiense…preciso da sua ajuda..me mande ai umas dinamicas tambem..ficarei grato!
    A PAz!

  10. meu email: st_galeno@hotmail.com

    COnto com sua ajuda Daniela….

  11. Oi Saulo!!
    Entre lá em colunas no ArtJELB, lá tem várias idéias!!
    Boa sorte com a preparação do retiro por aí!!!
    Um abraço

  12. Olá Daniela…gostaria de receber ideias sobre brincadeiras…gincanas…e vc disse tbm que tem ideias de caça ao tesouro…Minha igreja ira realizar um retiro no carnaval…e sou responsavel pelas gincanas….

    Agradeço desse já…

    Fik com Deus

  13. Esqueçi do meu email..srsr

    jewolaniuk@hotmail.com

  14. Pessoal, estou indo pro congressão da JELB em Caldas Novas… Vamos apresentar o projeto Atos29… depois do dia 10/02, vou colocar todo o material do projeto aqui, certo? Esquetes, músicas, vídeos e várias brincadeiras.
    Até mais,
    Daniela.

  15. Olah Daniela adorei suas dicas e queria te pedir um favor, é que estou responsavel pela parte da gincana no retiro e eu gostaria muito de receber um email seu detalhando a brincadeira de caça ao tesouro.
    cidacandurinha@yahoo.com.br
    bjus

  16. oie, a Paz do Senhor,
    estou responsável pelas dinâmicas do retiro de carnaval dos jovens e adolescentes de minha igreja,
    gostaria que vc pudesse me enviar o mais rápido possível todas as sugestões…
    obrigada pela colaboração,
    e-mail: danyelle.alecrim@hotmail.com

  17. Olá pessoal..adorei este site. Preciso organizar a parte de dinâmicas de um retiro espiritual no período do carnaval – 2009 mas estou sem muitas idéias. Gostaria q se possível me ajudassem..fiquei curiosa por esta dinâmica do caça ao tesouro. Se for possível gostaria q enviassem para meu e_mail: susana_santos_26@hotmail.com De já agradeço a ajuda e atenção dada.

  18. olá, adorei suas ideias, gostaria se possivel que vc me mandesse mais por e-mail, tbm estou organizando um retiro de carnaval. obrigada o meu e-mail e aline_maluka_3@hotmail.com

  19. Glória a Deus pelas dicas, me ajudou e muitooo.
    Deus continue te dando idéias legais…

    Pr. Dilson – Ariranha SP

  20. Amei as brincadeiras sou do maranhão e lider de jovens na minha igreja.Por favor me mande a caça ao tesouro, ficarei grata Daniela.

    Abraço! Edilene

  21. edilene_29@hotmail.com

  22. Olá, gostaria muito que me ajudasse em um caça ao tesouro diferente para a semana santa,sou grato e que Deus te abençoe.

  23. Igor, tem um caça ao tesouro no ArtJELB Online, não está bem detalhado, mas pode ajudar. Estou pensando em organizar um caça ao tesouro e disponibilizá-lo lá tb, mas falta tempo, se alguém tiver, por favor mande, os pedidos são muuuuuuitos.
    Até mais.

  24. Olá pessoal!!
    Nesse último final de semana tivemos nossa “Noite do Edredom” aqui com os jovens de Ingleses – Florianópolis!! Foi tudo muito legal, discutimos sobre os relacionamentos (ficar, namoro, casamento), cantamos louvando a Deus e nos fortalecemos em união!! Aproveitei as idéias de gincana apresentadas aqui, e realmente muito obrigada!! Todo mundo gostou bastante, e agora temos diversas fotos engraçadas pra mostrar, inclusive algumas caretas bem feias do pessoal comendo rabanete (rsrsrsrs). Quero insentivar todas as UJ’s a fazerem programas assim, nao é tao dificil, e pode trazer a muitas pessoas a animaçao e alegria necessaria para um novo ano!! Tivemos quase 30 jovens reunidos, mais o pastor e dois casais amigos, realmente, uma benção de Deus!!
    Assim fiquem todos com Ele, e orem pelas nossas juventudes!!
    Beijoo

  25. Oi Amanda, que bom ler teu depoimento, mande algumas fotos para artjelbonline@gmail.com, agora temos o orkut do artJELB, quero colocar algumas fotos lá. Brevemente vou colocar algumas informações sobre os trabalhos da comissão de teatro da JELB, muita coisa legal vai surgir por aí…Aguardem….
    Até mais.

  26. oi,bom dia gostaria de que me dessem algumas sugestoes,pois faço parte do grupo jovem da minha igreja , e nos promovemos gincanas e brincadeiras, e preciso criar um grito de gerra com o tema biblico ( gênesis) se puder me dar alguns exmplos , agradeço obrigado tenha um bom dia , e que a paz do senhor esteja com vcs , abraços a todos fiquem com DEUS.

  27. Oi Rodrigo…
    Grito de guerra é complicado, normalmente surge dentro de um grupo, na base da emoção. Mas vou te passar algumas informações sobre Gênesis que talvez ajude na criação:
    O nome gênesis significa origem, nascimento, criação. É o primeiro livro da Bíblia e faz parte do pentateuco (5 primeiros livros da Bíblia). Conteúdo: Narra acontecimentos, desde a criação do mundo, passando pelos Patriarcas bíblicos, até à fixação deste povo no Egipto, depois da história de José. Contém a história da criação do mundo, da humanidade, da queda do homem e da escolha da nação de Israel por Deus.
    Agora vai da criatividade de vcs. Boa gincana,
    Até mais.

  28. Eu sugiro brincadeiras como:
    “Super gênesis: ATIVAR!”

    … ou então apenas:
    “GENÉTICA!” (com aquela ênfase no CA)

    rs

    Divirtam-se brincando com as palavras é minha melhor sugestão… e veja que coisa boa: é de graça!
    rs

    .abraços.

  29. gostei da matematica !! fico massa

  30. Legal!!!

  31. Oi, minha igreja está organizando um acampamento de jovens agora em Julho. Você teria mais dinâmicas e caça ao tesouro para complementar nosso acampamento. Beijos e paz do Senhor!!

  32. Oi Laura, já deu uma ohlada no ArteJELB? Acessa: http://www.jelb.org.br/artejelb tem uma parte só de brincadeiras e dinâmicas para congressos. Até mais.

  33. Ola pessoal,meu nome e silvio e sou lider do grupo de jovens ,vcs poderia me ajudar a realizar um retiro Espiritual?…preciso de ideias o retiru e para doi dias so…vivo no Japao Hirshima……mande resposta por favor e para o mes de Agosto..

  34. Olá Silvio, da uma olhada no arteJELB, lá tem várias dicas de programação para retiros.
    http://www.jelb.org.br/artejelb
    Até mais.

  35. Bem, nesse mês terá uma festa muito grande na minha cidade ! E toodos os jovens da minha igreja são muito tentados a ir.. Vamos ter 1 retiro no mesmo dia e ainda tem muitos em duvida, Nosso retiro sempre foi mais sério, mais esse é especial, queremos algo mais jovem ;D algo que no próximo ano as pessoas já queiram ir por espontaniedade, de modo que não precise de estarem chamando-os direto! Essas sugestões realmente é uma luz no fim do túnel pra mim :D Agradeço muito por te-la colocado, seria bom ao longo do tempo atualizarem ;D OBRIGADA MESMO <õ//

  36. oi,paz e bem
    pediram-me pra montar um retiro de meio dia para um grupo de dez casais :7 as 12 horas.
    tenho pouca esperiencia , peço ,se alguem tiver algum esquema ou dinamicas ficarei muito grato.
    DEUS abencoe a todos
    imail: afadiv@hotmail.com

  37. Oi Adilson, da uma lida no post Dia dos Namorados, tem algo para casais. No ArteJELB Online tem várias dinâmicas e brincadeiras. Até mais.

  38. Olá. Poderia enviar as dinamicas para o meu mail? claudiaedavid@hotmail.com

  39. Paz do Senhor gostaria que vc enviasse dinâmicas evangélicas p o meu e-mail.
    vou fazer um retiro agora 02/11.

    Deus te abençõe!!!!!!

  40. PAZ QUERIDO FOI MUITO BOM ESSAS DICAS PARA ATIVIDADES DE RETIRO PARA A IGREJA.
    DEUS ABENÇOE.

  41. Pessoal, essas e outras dinâmicas estão no site do ArteJELB, é só acessar e baixar, qualquer coisa entrem em contato. Obrigada pela colaboração e participaçÃo.
    Até mais.

  42. A paz do senhor jesus preciso de ajuda para realizar o primeiro retiro de carnaval na minha igreja desde as brincadeira ate a organisação sera os 4 dias de carnaval a maior parte da igreja nunca participou de retiro apesar da maior parte se jovens são todos novos convertidos se alguem puder ajudeme.barbaraelelion@hotmail.com

  43. A paz do Senhor! Já tinha visto outros site, mas confessor que amei este logo de cara. Amei as dinamicas, tarefas que irei usar com minhas crianças no proximo retiro. Que o Senhor continue abençoando a todos deste trabalho, que a unção do Senhor Jesus e a sua graça, esteja com todos vocês.
    Um grande beijo da irmã Claudia.

  44. Sempre estow participando de retiros espirituais e sempre fazemos dinâmicas parecidas com essas.Amei essas ideias e darei a dica desse site aos meus líderes de eventos e se Deus quzr usaremos nos nossos próximos retiros.Deus abençõe v6…bjus *-*.

    Keyla Souza **

  45. Pessoal,
    É muito bom poder ajudar a todos, além de utilizar o material e divulgar o blog, fiquem a vontade para enviar material de vcs para publicarmos aqui tb. Até mais.

  46. Olavou organizar um encontrao de jovens onde tera muitos espaços pra brincadeioras e gincanas. Você pode mandar mais tipos de brincadeiras e gincanas,inclusive aquela do caça tesouro que parece ser muito interresante..(pode mandar perao meu e-mail)
    Obrigado.

  47. Aline, o que temos disponível está no site do ArteJELB em Brincadeiras e dinâmicas e Atos29, em breve iremos receber mais material, fique em contato com o site, OK?

  48. Nunca párticipei de um retiro espiritual mas só de ler estas brincadeiras me deu uma vontade louca .Quando tiver retiros assim me convidem.

  49. Boa tarde!!!

    Puxa Daniela, pude perceber que vc sabe várias dinâmicas e brincadeiras para retiro. Será que vc pode me ajudar tbm.
    Meu e-mail é miltonsvidal@gmail.com
    Fico muito agradecido.

    Deus te abençoe.

  50. A Paz de Cristo Daniela, Devemos organizar o retiro do carnaval 2010, e como tds os demais estou a procura de dinâmicas e brincadeiras,se possível gostaria que me enviasse, o que vc tem, principalmente “caça ao tesouro”.
    meu e-mail é: geslainemaciel@hotmail.com

    mto grata

    Deus te abençoe

  51. Oi pessoal, já respondi aos e-mail, mas confiram o site do ArteJELB, tem sempre novidades.
    Até mais.

  52. adorei suas ideias , muito bom , é bem divertido sou grata pelos e-mails ,trabalho com adolescentes, e valido todas as dinamicas,
    que Des possa te abençoar muito e semre
    amém

  53. Nossa é a primeira vez que vou participar e realizar um retiro.. vcs podem me ajudar.. enviem dinamicas para o meu e-mail.. Obrigada Deus abençoe vcs…
    paulaalue@hotmail.com

  54. ai muito bacana ………..na igreja q frequento participo de todos os retiros e é muito bom descobrir brincadeiras nova……..
    ja vouu dar ideias de algumas brincadeira para serem realizadas………..obrigadas………e que Deus os abençõe…..

  55. Olá! Parabens pelo trabalho.. muito bom!
    tenho que planejar um retiro espiritual de carnaval. Estarei utilizando suas idéias. Todavia, segue meu E-mail para outras caso possa repassar.

    Atenciosamente

    paulo

  56. Olá! Parabéns pelo trabalho…
    Estou planejando um retiro pro carnaval,as ideias foram otimas,e gostaria de receber o caça ao tesouro que foi comentado acima, e se tiverem ideias sobre temas e festas tematicas me ajudariam muito.Obrigada, Deus abençoe!

  57. Gostaria de participar de um retiro espiritual no feriado de 25/01, bem como no carnaval.

    Se tiverem informações ficarei grato.

    Att.

    Renato

  58. preciso de + sugestões, muito obrigada.
    agradeço quem enviar pro meu email.

  59. meu email.

  60. amandabela1@hotmail.com

  61. Olá Renato, de que cidade vc é? Te passo informações sobre como participar de algum retiro.
    Até mais,
    Daniela.

  62. Olá, olhei o site e achei muito legal e simpático. Vamos realizar o retiro no período de carnaval 2010 e gostaria de idéias para organização, tais como gincanas, dinâmicas associado a união e perdão, por ser um momento onde as pessoas estão desprovidas e com o caração aberto e também idéia de festas.
    email: vitor.gborges@hotmail.com
    Desde já quero agradecer por ler meu email.

    Obrigada.

  63. Graça e Paz Lider do Avivamento!

    Sou lider da rede Jovem do meu ministerio e vou fazer um retiro no mes de Fevereiro proximo ao carnaval preciso do maximo de ajuda possivel com relação as brincadeiras vi que vc e uma pessoa muito criativa se puder por favor me manda as brincadeiras que vc tiver inclusive o caça- tesouro, muito obrigado que Deus abençoe sua vida grandiosamente em Nome de Jesus

  64. Olá Dani, sou o Rogério da cidade de Quatá, gostei muito de suas dinânicas, você tem muito talento, que Deus te abençoe cada dia mais com ideias novos.
    até mais um abraço.

  65. PEssoal, sobre mais brincadeiras, não esqueçam de acessar o o site http://www.jelb.org.br/artejelb
    Tb estamos preparando um material sobre festas temáticas…aguardem!!!
    Até mais.

  66. paz do senhor.
    bom esse ano tenho uma grande resposabilidade em minhas mãos fui colocada pra ser lider dos jovens da minha igreja.
    preciso muito da sua ajuda pois nunca trabalhei com jovens, mas agora tenho que montar um cronograma pro retiro que vai ter nos das do carnaval. mas ñ tenho a minima ideia de como fazer um.me ajuda por favor. fica na paz do senhor.

  67. ADOREI TUDO!!!!
    Por favor… mande-me mais idéias, inlcusive deste caça tesouro com dicas falsas (monges), ok?
    priscila@centemave.com.br
    Muito obrigada, Fique na paz!!!!

  68. Ola…Muito bom o site…
    Gostaria de receber esse caça ao tesouro com dicas falsas, bem completinho se possivel…
    Deus abençoe..

  69. MTO BOM VLW!!!

  70. Ola muito bom o site! mesmo!
    Sou lider de jovens e estou organizando um retiro e gostaria de receber esse caça ao tesouro com dicas falsas. Valeu abraços fiquem com Jesus!

  71. Brincadeira do Monge
    Renata (presbiteriana), SP, 2003
    Tema: caça ao tesouro; seguir instruções.
    Duração: 2horas de preparo e cerca de 30 minutos no dia.
    Público: jovens, grupos acima de 20 pessoas.
    Material: papel com as pistas e envelopes (para cada grupo um conjunto de pistas e envelopes). Lanternas com pilhas, 1 Bíblia, caneta.
    Resumo: Os grupos se dividem, cada um com uma pista diferente, a procura de novas pistas para se chegar no tesouro final. Quem dá as pistas são os monges, só que para confundir os participantes existem pistas falsas com monges falsos. Cabe ao grupo ser esperto e sacar a pista verdadeira.
    Como organizar e brincar:
    • A brincadeira está prevista para a noite e com pouca iluminação. Cada participante deve trazer uma lanterna com pilhas.
    • É preciso ter vários fiscais responsáveis pelo jogo, que não estejam brincando. Estes fiscais devem ficar espalhadas no local bem identificados e sintonizados. A pior coisa é estar nessa brincadeira e precisar de ajuda e não encontrá-los. Estas pessoas tem consigo todas as pistas verdadeiras que levam ao tesouro, bem como o nome dos monges que as estão guardando e o local onde eles irão ficar. Além, é claro, de saber onde está o tesouro.
    Também devem ficar de olho no pessoal que vai namorar ao invés de brincar; no pessoal que dispersa; nos distraídos ou feridos.
    • É preciso ter também monges verdadeiros que têm pistas corretas para o tesouro, e monges falsos, que darão pistas falsas.
    Como brincar:
    Antes de iniciar a brincadeira, enquanto os participantes estão fazendo alguma atividade, os monges (falsos e verdadeiros) devem sair para ficar nos seus lugares. Ao término da atividade, todas as luzes são apagadas de repente, deixando apenas uma luz central onde estará o fiscal que explicará a brincadeira.
    Os participantes são divididos em grupos, cada grupo com um nome, um líder e uma Bíblia. Os fiscais distribuem 1 envelope lacrado para cada líder. Os grupos abrem o envelope que contém a primeira pista.
    As pistas podem ser enigmas, versículos bíblicos, charadas – a criatividade é que conta. Cada envelope conterá uma pista diferente.
    Deve-se alertar a todos que pode haver surpresas entre os monges, ou “nem tudo que reluz é ouro!” – para bom entendedor, meia palavra basta! ( só não pode dizer que existem monges falsos, monges loucos, etc – se não perde a graça)
    Ah! Preparem-se para aqueles grupos que não ganharem: o que eles vão reclamar de que ninguém avisou que tinha mais de um tipo de monge…
    O grupo que achar o tesouro deve ir até algum local previamente combinado. Neste local, um fiscal deve ter um sino ou apito para avisar aos demais grupos que a brincadeira acabou.
    Básico: o grupo não pode ficar separado. Todos devem ficar juntos. Mas somente o líder pode se dirigir ao monge.
    Monges:
    Em segredo, elegem-se alguns “monges” verdadeiros e falsos, que estarão com as pistas para se chegar no tesouro. Os monges verdadeiros estarão com as pistas verdadeiras e os monges falsos estarão com as pistas falsas. Deve-se orientar os monges a não dizerem aos outros participantes que será monge na brincadeira.
    Todos os monges devem estar vestidos de forma igual, com lanternas ou lampiões e o rosto coberto para que os acampantes não vejam quem é (geralmente eles se cobrem com um cobertor e tampam o rosto com um lenço)
    Os monges verdadeiros devem ficar em lugares escondidos (afastados / discretos, etc). As pistas devem indicar onde os monges estarão. Esses monges terão em suas mãos 1 envelope para cada grupo (que deve estar identificado no envelope) dando a pista de onde estará o próximo monge. O monge NÂO pode se enganar ao entregar o envelope, pois senão mela tudo. Ele só pode entregar o envelope para o líder daquele envelope.
    Os monges falsos também terão o mesmo envelope, só que a pista dentro não levará a lugar algum. Os monges falsos podem estar em qualquer lugar. No meio deles, podem ter monges loucos, fazendo baboseiras, é só inventar: – um ficava imitando uma ave; cada vez que o líder do grupo ía perguntar ele imitava uma coruja. O que deu de gente procurando pistas em árvores; outro só dá a pista (falsa) depois que recitar o Salmo 23, etc..
    Os monges loucos podem não ter pista nenhuma. O grupo tem que sacar que se o cara só tá fazendo palhaçada, ele não é monge de verdade. O mais legal é inventar monges falsos.
    Cada monge pode exigir que o líder se dirija a ele de uma maneira diferente. O líder que chegar: “E aí monge, dá logo essa pista, aí!” E o monge não gostar, ele não dá a pista. Tem monge que pede para cair na piscina o grupo inteiro, se não ele não dá a pista. Tem monge que pede para dançar, etc..
    Outras Dicas:
    Para os fiscais: faça um mapa do local e anote onde vai ficar cada monge.
    Combine com os monges antecipadamente onde cada um deve ficar e acerte com eles os detalhes – quem é falso, quem é verdadeiro, quem vai fazer que palhaçada.
    Os fiscais podem ter walkie-talkies para se comunicar, ou um apito (diferente do que indica fim do jogo) para avisar sobre acidentes ou pedir ajuda.
    Coloque as pistas em envelopes coloridos e atribua uma cor a cada grupo; facilita a identificação. Os membros do grupo podem usar uma fita ou pedaço de lã na cor correpondente amarrada no pulso.

  72. valeuw pela ajuda

  73. Olá …adorei essas dinâmicas…
    Tem como se vc tiver mais dinâmicas mandar para o meu email rafaenolo@hotmail.com
    pois estou organizando o retiro desse ano e quero dinâmicas novas…
    bjs

  74. Obrigada

    Você ma ajudou d+++++++++++++++
    Eu e meu esposo, somos lideres dos jovens
    ja faz 2 anos, ai sabe as ideias, vão se acabando
    Ja fizemos caça ao tesouro e que pretendia fazer denovo pois eles pediram novamente.
    mas gostei muito desta idea.
    So uma duvida, quanto aos monges
    Os monges loucos, falsos e verdadeiros, eles ficam espalahados? as pistas levam a eles? e que hora a pista vai dar no certo? depende da interpretação da pista dada.

    OBRIGADÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    SE PUDER ME AJUDAR
    AMEI A IDEIA
    BEIJOS
    Gisa
    gisaami@hotmail.com

  75. ola tenho uma idéia. como fica muito caro um acampamento nossa igreja coloca na gincana uma arecadação de alimentos, cada grupo tem uma lista de alimentos, a cada alimento deve se dar uma pontuação ex sal 15 pontos, oléo 07 pontos com isso vc consegue que seu acampamento fique mais barato e leva um numero maior de pessoas
    que seu acampamento seja uma Benção
    (YELLOW SEVERINIA)

  76. A idéia do Douglas é legal. Esta idéia dos monges é apenas uma pra encrementar uma caça ao tesouro, fica a critério inventar as pistas e prêmios.
    Até mais.

  77. Gostei muito das ideias de brincadeiras,vou estar responsável em realizar dinamicas e brincadeiras,para jovens,adultos e crianças,por favor me ajude,me mandando algumas ideias,em Nome de Jesus,te agradeço desde já,que Jesus continue te abençoando.

  78. Pessoal, respondendo aos vários pedidos aí vai mais algumas dinâmicas e brincadeiras para retiros. Como os e-mail são muitos, repasso o link de acesso:
    https://sites.google.com/site/artjelb/Home/dinamicas-e-brincadeiras
    Aproveitem e bom trabalho.
    Até mais.

  79. olá galera, sou lider de um grupo de jovens, adorei as atividades. O escorregador
    1° necessário um plástico (aqueles sacos pretos que utilizamos como lona)
    2° sabão em pó e muita àgua
    A coordenação deverá montar vária pergunta de acordo com o texto, em seguida dividir o grupo em subgrupos (depende da qt de pessoas), participam duas pessoas por vez. O coordenador faz uma pergunta, os participantes devem descer correndo e subir para responder a pergunta, vale ajuda do seus colegas. O bom é que muitas pessoas escorregam, caem de bunda e alguns não conseguem ficar de pé.

  80. adorei as dicas vo fazer no nosso retiro ak
    bigadu

  81. OI, vc pode me mandar o caça-tesouro?

  82. parabens

  83. Gostaria de receber mais idéias de dinâmicas e gincanas. Além de ser líder de igreja, sou diretora de uma escola municipal e gosto muito de realizar atividades diversificadas tanto na igreja, quanto na escola. Adorei o site!

  84. Gostaria de receber a gincana da Daniela!!!
    dos monges…meu email é selma_rbo@hotmail.com
    Que a graça e a paz do Senhor Jesus estejam com vcs!!!

  85. Olá Daniela bom dia, preciso muito da ajuda de vcs, tenho um retiro agora para 300 pessoas sendo 200 jovens e 100 adultos (jovens de 17 a 25 anos) e preciso demais de uma orientação de como fazer, dinamicas, trabalhos , reflexões, vcs poderiam nos ajudar. O retiro acontecerá dias 17/18 de julho.

    Fico no seu aguardo.

    Grata

    Edilene

  86. Tb gostaria de receber a caça ao tesouro diferente, gincana dos monges enfim tudo que eu possa usar em 2 dias de retiro.

    Obrigado desde já

    Meu e-mail edilene_grafica@hotmail.com

  87. Olá Edilene e pessoal, podem ver o material disponível em http://www.jelb.org.br/artejelb
    Se precisar de mais ajuda ou dicas de programação pode enviar um e-mail para artejelb@gmail.com que podemos ajudar.
    Até mais.

  88. OIEE .. precisa mto de um conselho..
    sou coordenadora de um grupo de jovens =D
    JUPI- JOVENS UNIDOS POR UM IDEAL…
    Entao preciso de conselhos para a equipe de secretaria na qual irei coordenar …. tenho varias ideias .. mais estou confusa com alguns tópicos .. sera q poderia me ajudar ???
    responda no meu e-mail se possivel ..
    obrigada =DD

  89. Olá Amanda, clao que podemos ajudar, mas qual teu e-mail? Podes escrever pro meu: danielavonm@gmail.com

  90. amei o site sou lider jovem e meu retiro foi maravilhoso graças e esse site valew dani vc é demais mande alguns pro meu i-mail se puder

  91. Parabéns pelo site ,
    está nos ajudando muito
    queria pedir pra Daniela se possível passar por email o caça ao tesouro que ela comentou.
    que Jesus os abençoe.

  92. Daniela ,
    me desculpe depois que mandei o comentário foi que percebi que já tinha postado rsrs
    Um abraço.

  93. Boa tarde,

    Gostaria de receber por email algumas dinâmicas por exemplo caça ao tessouro com as dicas. Estou preparando um retiro para novembro.
    Abraços

  94. Ah meu email é enfermeirama@yahoo.com.br

  95. Olá Marcia,
    Acesse o seguinte site:
    http://www.jelb.org.br/artejelb
    Lá tem muito material interessante.
    Até mais.

  96. BOA TARDE

    GOSTARIA DE SABER SE VCS TEM COMO ME AJUDAR EU ESTOU PRECISANDO SABER DE ALGUNS TEMAS QUE SÃO USADOS NOJANTAR DE RETIRO POR EX: NOITE DE GALA, NOITE DE BREGA MAS EU ESTA PRECISANDO DE IDEIA DE DECORAÇOES QUE EU NÃO TENHO

  97. Olá Priscila, podemos ajudar sim. Mas preciso de mais detalhes do jantar, é comemoração da igreja? Ou para algum momento específico? Jantar de casais, jovens. Aí podemos pensar em alguma coisa para te sugerir, OK.
    Até mais.

  98. precizo de um contato e possivel?? u,m nomero dre tel obrigado

  99. GOSTARIA DE RECEBER PROVAS P/ RETIRO ESPIRITAL EM MEU E-MAIL…GOSTEI…DEMAIS.

  100. pARABENS,gOSTARIA DE RECEBER EM MEU E-MAIL SUGESTOES P/ RETIRO ESP. DE JOVENS….

  101. Olá Sonia,
    Todo o nosso material está em http://www.jelb.org.br/artejelb
    Até mais.

  102. Daniela,sou Presidente da legião de Maria,por favor me mande o que posso fazer no retiro.obrigada

  103. A Paz Queridos!!!

    Estamos para dar início a programação do nosso retiro do carnaval, gostaria de sugestões de TEMAS BÍBLICOS para retiro de Jovens, estamos para escolher o nosso tema deste ano ,e estamos também atraz de palestrantes para as palestra q serão ministratadas para moços e moças separadamente .Agradeceria muito se pudessem me enviar algum material . DEUS ABENÇOE!!

    AGUARDO CONTATO !

  104. Olá pessoal…
    Nosso material está em http://www.jelb.org.br/artejelb
    Quanto a temas para congressos e outras dicas, pode me enviar e-mail com dados de vcs como: quantidade de jovens, idade, local do congresso, etc, assim podemos auxiliar.
    danielavonm@gmail.com
    Até mais,
    Dani.

  105. A Paz do Senhor, estou preparando um retiro para o carnaval, e estava procurando ideias e encontrei este site, fiquei muito feliz,gostei das dinamicas, espero receber mais sugestões por email.Meu nome é Marcelo, sou presbitero da igreja ass de Deus ministerio belem de pirassununga e lider de jovens.

    Obrigado e a paz do Senhor

  106. Olá…a paz de Jesus, elogio o seu tópico fez gerar novas ideias para esse retiro que está por vir, Sou lider em um Grupo de Jovens sendo que a minha meta… é nada mais nada menos que apenas lutar pelos jovens… e proporcinar um futuro melhor e longe desse mundão..
    Se pudesse gostaria de receber mais sugestões no meu e-mail…
    Ficaria muito grata… não somente eu… mas tambem todos os Jovens que consiguimos resgatar nesse carnal…
    Obrigado

  107. Vcs poderiam me ajudar a montar o retiro espiritual, a maioria nunca participaram, serão os 4 dias de carnaval. Graça e Paz. paulagracielle@click21.com.br

  108. ADORARIA RECEBER O MATERIAL DE VCS SERIA MUITO BOM PODER INCREMENTAR NOSSAS ATIVIDADES COM OS ADOLESCENTES. DESDE JA AGRADEÇO E DESEJO CHUVAS DE BENÇÃO EM SUAS VIDAS

  109. seu site é realmente MUITO BOM!

  110. MUITO OBRIGADA, ESSE SERÁ O MELHOR RETIRO DE TODOS! A TEMPOS NÃO ME DIVERTIA TANTO PREPARANDO BRINCADEIRAS… TEMOS QUE MOSTRAR A TODOS QUE É MARAVILHOSO SE DIVERTIR LONGE DO MUNDO NO CARNAVAL! SE VOCÊ NÃO PARTICIPOU AINDA, FAÇA ISSO, VALE MUITO A PENA!

  111. amei suas idéias de programação e dinamicas, creio que irão me ajudar bastante. estou programando um retiro espiritual em minha igreja e fiquei muito feliz quando achei esse site, que Deus abençoe vcs. Beijos !!!!!!!!!!!!!!

  112. Gostaria de receber informações e exemplos de gincanas e atividades coletivas para jovens e adolescentes, para utilização em retiros e também ma igreja, somos um grupo de aproximadamente 100 jovens e adolescentes com dificuldades de liderança especifica.
    Vocês já me ajudaram muito aqui.
    Muito obrigado
    Ricardo Conceição

  113. Ola, boa tarde!

    Estou também precisando de um material que contém idéias/gincanas para realizar um retiro espiritual com os jovens da minha igreja.

    Tenho certeza que Deus ficará muito satisfeito e recompensará todos os envolvidos.

    Quem puder me ajudar, pode enviar para o e-mail jhonevilaca@hotmail.com.

    Grato,

  114. Olá pessoal, que bom que o blog e o site do ArteJELB estão auxiliando em sua programações, mandem notícias de seus retiros. Até mais.

  115. Oi, gostei bastante de tudo, parabéns.
    Estou precisando muito de mais idéias para o nosso retiro. A minha igreja é pequena, porém muito participativa. Tanto os jovens, crianças e adultos. Por favor, gostaria de receber informações sobre mais brincadeiras para que as pessoas de todas as idades possão participar juntas. Me ajudem. Deus os abençõe.

  116. Oi, gostei muito das dinamicas.
    Irei realizar um retiro e gosatria muito de poder contar
    as ideias que foram postas no seu blog.
    Que Deus lhe abençoe

  117. Ola, paz em cristo.. Estou interressado de realizar a prova Caça tesouro com Monges no nosso acampamento de carnaval, porem, existe algumas duvidas que gostaria q pudessem me esclarecer.. as equipes ao receber a primeira pista, a mesma levaria ate o monge verdadeiro? e este monge daria a prox pista que lavaria a outro monge verdadeiro, ou ao tesouro? os monges falsos ficaram aonde, em qualquer lugar? agradeço se alguem puder me explicar, meu e-mail adans.moraes@gmail.com .. Deus abençoe

  118. Bom dia!!

    Gostaria de receber também algumas dinamicas e brincadeiras para o retiro de carnaval que se realizará no mês que vem…

    Grata,

  119. Esqueci de encaminhar o email..

    susana.bueno@hotmail.com

    Deus abençõe !!

  120. oi pessoal…
    Meu nome é Renata presidente da JUVA de Gravataí-RS todo ano fazemos retiro de carnaval, graças a Deus sempre vai bastante gente!! esse ano eu queria fazer alguma coisa diferente já consegui várias brincadeiras legais no site de vocês, mas queria saber se tem alguma idéia para noitada artistica, normalmente os grupos escolhem as apresentações que querem fazer e tal…mas o pessoal anda sem ideias e as peças acabam saindo iguais as dos anos aneriores, será que vocês tem algumas dicas para inovar nossa noitada deste ano???
    agradeço desde já…um abraço a todos!!

  121. Boa tarde gostei muito das brincadeiras de vocês ,queria saber se você pode me ajudar a fazer um caça tesouros bem diferente algo que eles fica-se surpresos agradeço desde já que Deus continui te abençoando

  122. OLÁ!
    ESTOU ELABORANDO UMAS ATIVIDADES PARA O RETIRO DE MINHA IGREJA E AMEI ESTAS DAQUI!
    PARABÉNS!

  123. Oi, sou uma das coordernadoras do retiro d minha Igreja e amei essas brikdeiras, inclusive peguei algumas.
    Parabéns!!!!b-jooooooooooo

  124. A daniela quer ser convidado para todas as messagem?

  125. Olá, bom dia.
    Adorei as brincadeiras…
    Sempre realizamos o Retiro Espirival e se tiver mais e puder me mandar no e-mail eu agradeço.
    Q Deus continue te abençoando..
    A Paz do Senhor…

  126. maravilha gostei muito, do seu material, parabéns. gostaria muito de receber a dinamica do caça ao tesouro com os monges dando as dicas…

  127. Gostaria do seu email pra entrar em contato. Tbm me interessei por novidades sobre programa para retiro espiritual.
    Desde já agradeço
    Michele.
    Meu email: michelems224@hotmail.com

  128. como posso fazer para fazer um retiro espiritual? já ando a muito tempo para fazer um e nao encontro nada :s agradeço a quem me puder ajudar

  129. gostaria de receber dicas de como fazer um projeto para retiro infantil

    Grata!

  130. Pessoal,
    Meu e-mail é: danielavonm@gmail.com
    Se puder ajudar, estamos aí…

  131. Olá Daniela, gostaria de receber algumas dinâmicas e o caça tesouro super diferente que você mencionou a alguns colegas. Faço parte de um grupo de casais e estou organizando um retiro. Se você tiver algumas sugestões fico muita grata, Deus agradece. Partilhar é muito importante.

  132. Bom dia, coordeno um grupo de Jovens um pouco novoo daqui a uns 2 meses fazemos dois anos. Enfim tenho que montar o nosso segundo retiroo, é somente de um dia e quero que seje um retiro bem animado separei no cronograma 1 hora 1 meia pela manha e 1 hora e meia pela tarde .. queria fazer dinâmicas super diferentes , muito animadas como é num clube temos um espaço mtoo grande, e queria conhecer o caça tesouro diferente tbm . alguém pode me ajudar meu e-mail
    ( telefonia@futuramoveiseeletro.com.br )

  133. Olá Daniela, gostei muito das sugestões. Gostaria tb que vc me enviasse o caça ao tesouro que vc mencionou. Meu email é: (elianedo@hotmail.com)
    Que Deus continue te abençoando, desde já obrigada.

  134. AMEI TUDO QUE VI. PARABÉNS. TRABLHAR COM DEUS É MESMO MARAVILHOSO!!!

  135. Que trabalho lindo!!! que Deus continue abençoando cada vez mais a Vida de Todos que estão a frente desse trabalho!!
    Fabiana – fabianascv@gmail.com

  136. maravilhoso seu trabalho, que o senhor continue abençoando cada vez mais a sua vida,gostaria que me enviasse dimamicas e brincadeiras, caça ao tesouro, etc pois estou precisando. obrigado desde, ja fique com deus

  137. Oii daniela me manda um email com a caça a o tesouro
    o meu email e maykin.t@hotmail.com

  138. Olá Daniela, sou líder de uma grupo de jovens e estou precisando muito de dinâmicas, brincadeiras e esse caça ao tesouro estou muito interessada em saber tbm. Preciso de ideias para dinamizar o grupo ficarei grata se vc enviar materiais pra mim o meu email é pri_valearaujo@hotmail.com :]
    Deus te Abençoe

  139. Ola boa tarde!!!
    sou lider de jovens e gostaria que voceis me enviasse as dinamicas que voceis tem,pra eu poder realizar com meus jovens nos retiros e nos cultos. obrigada hellen kelin.

  140. OLA PAZ DO SENHOR A TODOS.
    EU SOU LIDER DE JOVENS E ESTOU PRETENDENDO FAZER UM RETIRO ESPIRITUAL NO CARNAL E GOSTARIA MUITO QUE VCS ME AJUDACE A MONTAR ESTE RETIRO COM DINAMICAS E MAIS ALGUMAS IDEIAS, DESDE JA FICO MUITO GRATA A TODOS. MEU EMAIL É clauwel@hotmail.com. podem entrar em contado.Deus abençoe poderosamente.

  141. Brincadeira do Monge
    Renata (presbiteriana), SP, 2003
    Tema: caça ao tesouro; seguir instruções.
    Duração: 2horas de preparo e cerca de 30 minutos no dia.
    Público: jovens, grupos acima de 20 pessoas.
    Material: papel com as pistas e envelopes (para cada grupo um conjunto de pistas e envelopes). Lanternas com pilhas, 1 Bíblia, caneta.
    Resumo: Os grupos se dividem, cada um com uma pista diferente, a procura de novas pistas para se chegar no tesouro final. Quem dá as pistas são os monges, só que para confundir os participantes existem pistas falsas com monges falsos. Cabe ao grupo ser esperto e sacar a pista verdadeira.
    Como organizar e brincar:
    • A brincadeira está prevista para a noite e com pouca iluminação. Cada participante deve trazer uma lanterna com pilhas.
    • É preciso ter vários fiscais responsáveis pelo jogo, que não estejam brincando. Estes fiscais devem ficar espalhadas no local bem identificados e sintonizados. A pior coisa é estar nessa brincadeira e precisar de ajuda e não encontrá-los. Estas pessoas tem consigo todas as pistas verdadeiras que levam ao tesouro, bem como o nome dos monges que as estão guardando e o local onde eles irão ficar. Além, é claro, de saber onde está o tesouro.
    Também devem ficar de olho no pessoal que vai namorar ao invés de brincar; no pessoal que dispersa; nos distraídos ou feridos.
    • É preciso ter também monges verdadeiros que têm pistas corretas para o tesouro, e monges falsos, que darão pistas falsas.
    Como brincar:
    Antes de iniciar a brincadeira, enquanto os participantes estão fazendo alguma atividade, os monges (falsos e verdadeiros) devem sair para ficar nos seus lugares. Ao término da atividade, todas as luzes são apagadas de repente, deixando apenas uma luz central onde estará o fiscal que explicará a brincadeira.
    Os participantes são divididos em grupos, cada grupo com um nome, um líder e uma Bíblia. Os fiscais distribuem 1 envelope lacrado para cada líder. Os grupos abrem o envelope que contém a primeira pista.
    As pistas podem ser enigmas, versículos bíblicos, charadas – a criatividade é que conta. Cada envelope conterá uma pista diferente.
    Deve-se alertar a todos que pode haver surpresas entre os monges, ou “nem tudo que reluz é ouro!” – para bom entendedor, meia palavra basta! ( só não pode dizer que existem monges falsos, monges loucos, etc – se não perde a graça)
    Ah! Preparem-se para aqueles grupos que não ganharem: o que eles vão reclamar de que ninguém avisou que tinha mais de um tipo de monge…
    O grupo que achar o tesouro deve ir até algum local previamente combinado. Neste local, um fiscal deve ter um sino ou apito para avisar aos demais grupos que a brincadeira acabou.
    Básico: o grupo não pode ficar separado. Todos devem ficar juntos. Mas somente o líder pode se dirigir ao monge.
    Monges:
    Em segredo, elegem-se alguns “monges” verdadeiros e falsos, que estarão com as pistas para se chegar no tesouro. Os monges verdadeiros estarão com as pistas verdadeiras e os monges falsos estarão com as pistas falsas. Deve-se orientar os monges a não dizerem aos outros participantes que será monge na brincadeira.
    Todos os monges devem estar vestidos de forma igual, com lanternas ou lampiões e o rosto coberto para que os acampantes não vejam quem é (geralmente eles se cobrem com um cobertor e tampam o rosto com um lenço)
    Os monges verdadeiros devem ficar em lugares escondidos (afastados / discretos, etc). As pistas devem indicar onde os monges estarão. Esses monges terão em suas mãos 1 envelope para cada grupo (que deve estar identificado no envelope) dando a pista de onde estará o próximo monge. O monge NÂO pode se enganar ao entregar o envelope, pois senão mela tudo. Ele só pode entregar o envelope para o líder daquele envelope.
    Os monges falsos também terão o mesmo envelope, só que a pista dentro não levará a lugar algum. Os monges falsos podem estar em qualquer lugar. No meio deles, podem ter monges loucos, fazendo baboseiras, é só inventar: – um ficava imitando uma ave; cada vez que o líder do grupo ía perguntar ele imitava uma coruja. O que deu de gente procurando pistas em árvores; outro só dá a pista (falsa) depois que recitar o Salmo 23, etc..
    Os monges loucos podem não ter pista nenhuma. O grupo tem que sacar que se o cara só tá fazendo palhaçada, ele não é monge de verdade. O mais legal é inventar monges falsos.
    Cada monge pode exigir que o líder se dirija a ele de uma maneira diferente. O líder que chegar: “E aí monge, dá logo essa pista, aí!” E o monge não gostar, ele não dá a pista. Tem monge que pede para cair na piscina o grupo inteiro, se não ele não dá a pista. Tem monge que pede para dançar, etc..
    Outras Dicas:
    Para os fiscais: faça um mapa do local e anote onde vai ficar cada monge.
    Combine com os monges antecipadamente onde cada um deve ficar e acerte com eles os detalhes – quem é falso, quem é verdadeiro, quem vai fazer que palhaçada.
    Os fiscais podem ter walkie-talkies para se comunicar, ou um apito (diferente do que indica fim do jogo) para avisar sobre acidentes ou pedir ajuda.
    Coloque as pistas em envelopes coloridos e atribua uma cor a cada grupo; facilita a identificação. Os membros do grupo podem usar uma fita ou pedaço de lã na cor correpondente amarrada no pulso.

  142. graças a Deus por voces, que o senhor continui abençoando o seus ministérios

  143. Olá, gostaria por favor q vc me enviasse mais brincadeiras para o retiro de jovens da minha igreja… Meu email: Carla_priscilademelo@yahoo.com.br
    Obrigada!

  144. Nossa…vamos participar de um retiro epiritual e vamos acatar essa brincadeiras muito legal amei,espero fazer desse retiro um dos inesqueciveis na OBRA do senhor!

  145. vcs são d++++++++++++ parabéns assim vcs ajuda muita gente q estão perdido para realizar um retiro…

  146. nossa! gostei muito, vou aproveitar estas ideias para realizar um retiro c/ o departamento de senhoras, ok?????? permaneçam assim crescentes e abundantes na obra do senhor…

  147. Graça e paz do Senhor Jesus para todos, meu nome é Glaucia e presciso da ajuda de vcs, estou tentando fazer um retiro com os adolescentes da nosso congregação e como será o primeiro estou prescisando de ideias e conselhos de como deve ser um verdadeiro encontro com o Senhor.
    vcs poderiam me ajudar?
    meu email é glauciabernades@yahoo.com.br

  148. Graça e paz meus jovens…
    esse site é power power
    Nossa!! deu uma grande clariada nas minhas ideas pra o
    acampamento de carnaval…

    Que o pai eterno continue a iluminar a cabeçinhas de vcs

    Abraços…

    Juliana Carvalho
    Belém de Maria

  149. OLÁ A PAZ… AMEI AMEI AS DICAS MAS PRECISO DE SUA AJUDA URGENTE PRECISO FAZER UMA CAÇA AO TESOURO E GOSTARIA MUITO DE SABER SE VC TEM UMA PRONTA PRA ME PASSAR SE TIVER ENVIE PARA O MAU EMAIL… PRECISO PRA HJ AINDA
    ingrid.morelli@hotmail.com
    DESDE JÁ MUITO OBRIGADA

  150. Fiquei interessado nesse do caça Palavras tb, se puder, me envie,

    diego.vieira93@gmail.com

    Graça!

  151. gostei muito das provas; me mande mais ideias para o grupo de jovens da minha igreja. brigado

  152. O MEU EMAIL É WARYSONFREYTAS@HOTMAIL.COM

  153. Parabéns! me ajudou bastante! Glórias a Deus!

  154. Gostei muito da ideias; encontrei qdo procurava sugestões de caça ao ninho de Páscoa para o geupo de jovens aqui da nossa CEL- IELB/SL/RS. Deus abençoe sempre seu trabalho!

  155. mUITO BOM SABER QUE PODEMOS CONTAR COM SUAS DICAS E INOVAÇÕES P/ RETIROS! PARABÉNS E QUE A GRAÇA E A PAZ DO SENHOR ESTEJA COM VÓS!

  156. Bom dia Daniela, gostei muito das suas idéias, teremos um retiro espiritual este sábado dia 05/04. por favor se puder me envie mais… Paz do Senhor

  157. A paz amados do Senhor, gostaria da ajuda de vcs, estou organizando um retiro de jovens, e preciso de dicas, inovações, dinâmicas, programação….é meu 1° retiro e quero fazer com excelência, pois é pra Deus né. Quem puder me ajudar envie para o email urdiale_garra@hotmail.com. Que o amor de Deus permanece no lar de cada um.

  158. gostaria de receber a brincadeira de caça ao tesouro e outras relacionadas para retiro espiritual de jovens no carnaval . . . desde ja muito obrigado.

  159. Oi Daniela
    Poderia me enviar ualguns caça ao tesouro
    algumas gincanas .
    O tema desse retiro será: Espírito Santo !
    Agradeço muito se puder me ajudar

  160. olá Daniela,sou líder de jovens e estou organizando o retiro da minha igreja. Gostaria muito que me enviasse via e-mail o caça ao tesouro e mais alguma idéias que vc tenha. as que vc postou já são muito boas,porém preciso de mais pq esse retiro precisa ser muiiito bom para que a igreja queira participar no ano seguinte, especialmente os jovens.
    meu e-mail selminhafreire@gmail.com
    Deus te abençoe e recompense grandemente
    !


Deixe uma resposta

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

