Publicado por: Miguel Dolny | 25 maio, 2009

O teu trabalho é descansar em mim…

Versículo-tema: “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.” (Mateus 6.33).

Desemprego. É algo que amedronta. Desde crianças somos ensinados a trabalhar; vamos à escola, quem sabe à universidade, alguns ainda continuam seus estudos mesmo depois de graduados, muitas vezes estimulados pela justificativa de que “é preciso estar preparado para enfrentar o mercado de trabalho”. Por que precisamos de um emprego? Óbvio, para ganharmos um salário, é uma questão de sobrevivência; para comprarmos o necessário para nos mantermos em pé, para um novo dia de trabalho; para podermos colocar nossos filhos em boas escolas a fim de que eles sejam profissionais de sucesso e tenham um bom salário. Salomão já percebia esse ciclo em seu tempo quando dizia: “Tudo é ilusão. A gente gasta a vida trabalhando, se esforçando e afinal que vantagem leva em tudo isso?” (Eclesiastes 1.2b-3). Podemos não levar alguma vantagem, já que viemos do pó e para o pó voltaremos, mas por causa da queda em pecado, fomos “condenados” a ter que trabalhar duro para poder viver (Gênesis 3.17-19).

Diariamente, em nosso trajeto até o local de trabalho, passamos por árvores, pequenas plantas, flores, borboletas, cães, passarinhos, e não nos damos conta da maravilha que é a criação de Deus. Estamos tão preocupados em chegar pontualmente, bater cartão para não ter o salário reduzido, porque temos que comprar comida, roupas etc, que nos esquecemos do que Jesus disse no Sermão do monte: “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.” (Mateus 6.33). Jesus disse. Isso quer dizer que posso largar meu emprego que está tudo certo? As coisas simplesmente “vão acontecer”? A comida vai chegar à minha geladeira? Antes, Jesus fala: “ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus”.

Entendendo-se o “Reino de Deus” como a nossa vida em união com Ele, pois somos o Seu povo, pode ficar mais fácil compreender o que significa por em primeiro lugar o Seu Reino. Quantas vezes ouvimos que é preciso mais engajamento do cristão nas atividades da igreja? Inúmeras! Fazemos isso? Oramos diariamente? Lemos a bíblia diariamente? Amamos a Deus acima de tudo e ao nosso próximo como a nós mesmo? Ou o trabalho nos deixa cansados e não temos tempo para essas coisas? Realmente, é muito difícil trabalhar de manhã e de tarde e ainda dedicar tempo para nossa vida com Deus; então podemos chegar a duas opções mais claras: (1) não separar a vida em duas (trabalho e vida com Deus), mas colocar o Reino de Deus em primeiro lugar em nosso trabalho, ou (2) trabalhar “exclusivamente” para o Reino de Deus, o que poderia ser entendido como ter um emprego na igreja, ou fazer missão em algum lugar sendo patrocinado pela igreja etc. Mas, em qualquer uma das opções, o objetivo é o mesmo, esquecer dos nossos próprios interesses e seguir os passos de Jesus. Viver em amor, no Amor, que é Jesus. E Ele nos encoraja diversas vezes para essa missão: “vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores” (Mt 28.19), “não tenham medo de ninguém” (Mt 10.26), “Quando chegar o momento, Deus dará a vocês o que devem falar” (Mt 10.19), temos um chamado, mostrar ao mundo esse tão grande amor de Deus, sem nos preocuparmos tanto com o dia de amanhã, pois cada dia tem suas próprias dificuldades, e Jesus diz também: “eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.20). Podemos e devemos fazer isso em nosso trabalho, sempre gratos pelo pão nosso de cada dia que Deus dá porque nos ama.

About these ads

Responses

  1. Excelente reflexão…

    (…)

    A grande maioria das pessoas se definem pelo seu trabalho: eu sou arquiteto, ele é advogado; ela é psicóloga, ele é professor. Mas essas coisas definem mal as pessoas pois não trazem descanso. Não trazem descanso porque cada um precisa mostrar a que veio como arquiteto, como advogado, como psicólogo, como professor…

    … mas quando nos definimos como cristãos não perdemos a nossa identidade. Somos de Cristo e descansamos nele. Posso deixar de ser um arquiteto pois continuarei sabendo quem eu sou e o que eu sou: sou de Cristo, sou cristão e nele descanso de todo trabalho, pois nele o trabalho está consumado.

    Mesmo cansado de ser arquiteto não me preocupo, e mesmo preocupado em ser arquiteto, posso ouvir o convite de Jesus: descanse em mim.

  2. É…temos a mania de separar a vida profissional, da vida pessoal, da vida na igreja… quando na verdade a nossa vida como um todo deve ser adoração a Deus, nosso Senhor!

    Fomos criados para adorá-lo com tudo o que somo, o que temos, com o nosso trabalho…com tudo! As vezes desanimamos e queremos mudar, queremos mudar nossa direção, ir para onde nós bem entendermos…mas é Deus quem decide, é Ele quem nos mostra o caminho! E como é maravilhos saber e entender que mesmo que não esteja acontecendo tudo conforme nós queremos, ainda assim é o melhor para nós, porque descansamos em Deus e Ele nos guia pelo melhor caminho!!!

    Realmente, precisamos ser mais agradecidos… que Deus renove nossos corações e mentes e nos ajude a perceber que temos mais motivos para agradecer do que para reclamar!

  3. “Não tenhas sobre ti,
    Um só cuidado qualquer que seja
    Pois um somente um,
    Seria muito para ti.

    É meu somente meu todo trabalho
    E o teu trabalho é descansar em mim

    Não temas quando enfim
    Tiveres que tomar decisão
    Entrega tudo a mim,
    Confia de todo coração.

    É meu somente meu todo trabalho
    E o teu trabalho é descansar em mim”

    Esta música já foi gravada..não lembro se pelo grupo Centelhas ou pela própria JELB..enfim ..fica o recado de Deus pra nós!

  4. Nossa Agnes..que letra linda! Preciso aprender essa!

  5. Puxa… nem tenho o que dizer,simplismente concordo com tudo que ja foi dito,por todos! e Agnes,temos que cantar essa hein?! hehe

    Abraços!

  6. Quando se faz aquilo que gosta e ama e consegue separar o que é do mundo e o que é de DEUS a vida em sempre terá um caminhar feliz e abençoado

  7. Amo esse louvor, Agnes. Hoje eu o ouvi na rádio e pude matar a saudade. .Verdadeiramente em Deus todo trabalho está consumado. ELE é o nosso refúgio,descanso seguro, repouso perfeito…

  8. nossa Deus e´maravilhoso tudo que queria saber encontrei a resposta
    obrigada

  9. gostaria de saber onde esta escrito na bíblia estas palavras O teu trabalho é descansar em mim… pois já procurei e não encontrei obrigado(ª)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: