Publicado por: Daniela | 8 julho, 2010

DIA DA CRIANÇA

Não devemos deixar morrer a criança que há dentro de nós… Isso todo mundo já sabe.

O dia das crianças está chegando, muitos já se preparam para homenageá-las, então deixemos a criança que está dentro de nós tomar conta de nossa imaginação e sentimentos para criar algo realmente atraente e significativo para as nossas crianças.

Programações para comemorar o dia das crianças:

- Congresso Mirim: Muitas congregações ou distritos festejam o dia das crianças com um congresso mirim, normalmente as crianças adoram, mas é preciso uma programação realmente interessante e não apenas dar uma folga para as mães e levar as crianças pra passear. Gincanas de acordo com as idades, teatro (fantoches, personagens bíblicos, palhaços, etc), esportes, oficinas de música, dança, teatro, brinquedos infláveis, etc. Enfim, uma programação dinâmica e bem organizada, pois criança não tem paciência e muitas vezes não entende que precisa esperar para as coisas acontecerem, é preciso uma organização tal que tudo esteja pronto a espera das crianças. Lanche é uma hora muito festiva também, que tal festival de porcaria? (sorvete, balas, chocolates, algodão doce, etc) ou então algo mais interessante ainda, festival da fruta (mesas ornamentadas com diferentes tipos de frutas formando personagens ou um enorme cenário). Se tiver música ao vivo, melhor, porque a banda da congregação só toca em congresso jovem? As crianças também adoram cantar e fazer coreografias. Além disso, capriche na decoração com muitas figuras e cores. Enfim, podemos falar horas sobre programação para crianças, mas seria muito interessante perguntar a elas o que gostariam de fazer em um congresso mirim, que tal? Você pode se surpreender.

- Noite do Pijama ou acampadentro: Particularmente adoro este tipo de programa. Preparar um local para receber as crianças para uma noitada de farra é muito bom. Se tiver um local adequado, pode-se fazer maravilhas. É legal escolher um tema para ser trabalhado na noite, por exemplo: “A Criação”, Pode-se montar cada dia da criação em uma sala diferente e levar as crianças como em uma excursão pela criação. Fazer uma sessão de cinema com pipoca é outra coisa legal. Pode-se incrementar a noite com convidados como mágico, grupo teatral, oficina de percussão ou ritmo, etc. Na hora de dormir, preparar um local bem aconchegante, de preferência por idades e ter adultos dispostos a ficar acordados acompanhando as crianças. É importante ter o telefone dos pais e saber dos “rituais para dormir” como mamadeiras, fraldas, bichinhos ou paninhos para dormir, etc. Nesta programação a decoração dos ambientas também é muito importante.

- Culto Das Crianças: É complicado deslocar as crianças ou não tem lugar apropriado para acomodar as crianças? Então organizar um super culto comemorativo é a missão para esta data. Entenda que organizar um culto para as crianças não significa trazer as crianças para uma programação a parte, pelo contrário, é utilizar o horário do culto normal da congregação e com a presença de todos, mas utilizando linguajar e recursos especiais para as crianças. Músicas infantis (normalmente a congregação acaba se divertindo muito cantando e fazendo os gestos junto com as crianças), pedir para que os pais façam oração pelos seus filhos, decoração da igreja, mensagem encenada com a participação de grupo teatral ou os próprios pais, é fantástico, ou ainda preparar uma mensagem com painéis. O pastor ou professora da escolinha pode puxar a frente da “liturgia” especial. Encenar histórias como Davi e Golias, Arca de Noé, Samuel, Jonas e a baleia, etc… Sempre pensando no olhar da criança em relação a história, dar ênfase na ação e nos “heróis”, explorar figurino, maquiagem e cenário.

Dicas:

- Ver material do grupo “Crianças diante do Trono”;

- Confeccionar uma grande bíblia e colocar na porta do local do evento, as crianças e demais convidados deverão entrar pela bíblia para acessar o ambiente;

- Sortear ou presentear com diversos brindes, balões, etc;

- Confeccionar com as crianças uma camiseta, cada um pinta a sua;

- Oficina de culinária, fazer uma receita com as crianças;

- Levar pessoas de diversas atividades dentro da igreja ou sociedade para as crianças entrevistarem;

- Levar algumas crianças para participarem de um programa de rádio, se a congregação tiver;

- Organizar um passeio ao cinema, zoológico, parque, etc;

Bom, já temos aqui diversas idéias para o dia das crianças, torne-se uma e aproveite!

About these ads

Responses

  1. pessoal,agradeço a Deus por terem colocado vcs no meu caminho,nesse site achei tudo que eu estava precisando para comemorar o dia das crianças!!!!!!

  2. Legal Dayana, sinta-se a vontade para contribuir e utilizar todas as ferramentas sugeridas. Até mais.

  3. danii, queria pedir pra vc mandar fotos de cenarios pra criarmos pra nossas crianças um dia bem especial, sou da paraiba, igreja presbiteriana da liberdade, espero sua resposta

  4. Olá Pâmela,
    Não tenho muitos modelos fotografados, mas posso te enviar alguns por e-mail. Podes pesquisar no google imagens por “painel bíblico”, ou me fala qual tema que cvs escolheram para a data que eu posso pensar e ajudar em algumas coisas. Conte comigo!
    Até mais.
    Dani.

  5. DANI preciso de mais uma ajudinha sua,vc pode me recomendar algumas brincadeiras para serem feitas com as crianças no dia da festa?aceito idéias!!!!!!!!muito obrigada que Deus a abençoe sempre bjs

  6. Dayana, acessa o seguinte site:
    http://www.jelb.org.br/artejelb
    lá tem uma parte só de brincadeiras, vc vai encontrar muitas sugestões.
    Até mais.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.