Publicado por: Miguel Dolny | 24 outubro, 2008

Por que ConjugaJELB?

Versículo-Tema: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” João 1.1 (Almeida Corrigida e Revisada)

 

Você já se mudou? Já morou em outro país, estado, cidade, uma casa diferente da que vive hoje, ou pelo menos trocou a posição dos móveis em seu quarto? Espero que sim! Se você se identificou com pelo menos uma das opções, continue lendo esse post, caso contrário, vá ao seu quarto agora e ponha aquela escrivaninha velha em outra posição; depois, volte a ler!

A palavra ‘mudança’ quase sempre é relacionada com renovação; não adianta muito trocar os móveis de lugar se não dermos novas funções ao mesmo (se você fizer isso é provável que fique confuso com a localização de suas coisas). Sabendo disso, o RefleteJELB, que está em um novo endereço, adotou novas idéias, que na verdade já faziam parte da proposta inicial do blog; e para colocá-las em prática é que foi criado o ConjugaJELB.

Repare no versículo-tema deste texto, João 1.1. Vamos analisá-lo. ‘Princípio’ não lembra algo? No comecinho da Bíblia, lá em Gênesis, podemos compreender que se trata da Criação. Mas e o resto, está meio confuso? Então leia João 1.14. Ficou mais fácil, não? O Verbo é Jesus. Está começando a fazer sentido. Voltando ao texto de Gênesis, lemos no versículo 3 do capítulo 1: “E disse Deus: Haja luz; e houve luz.”. E, finalmente, João 1.10 nos mostra que o mundo foi feito pelo Verbo, Jesus, que é um com o Pai e o Espírito Santo.

Tudo bem, até agora uma reflexão sobre o texto bíblico. Mas e o nome, afinal de contas, porque ConjugaJELB? Quem freqüentou as aulas de Língua Portuguesa na escola deve lembrar o que significa conjugar. Se o seu forte sempre foi a Matemática, não se desespere; vamos consultar o bom e velho dicionário:

– Conjugar: 1) unir(-se), ligar(-se), juntar(-se) harmonicamente a ou com (algo ou alguém). 2) flexionar[-se] (um verbo).

Agora sim! A idéia de conjugar, trazida para o nosso contexto, é unir-se a Deus, através da leitura da Palavra; e isso de forma harmoniosa, que significa uma leitura mais reflexiva, acompanhada de oração. E mais, utilizando o segundo significado, a proposta é de conjugar o Verbo. Como assim? Flexionar um verbo, é colocá-lo em ação; por exemplo, ‘falar’ seria: eu falo, tu falas, ele/ela fala, etc.. Por isso estamos te convidando a não somente ler as reflexões que serão feitas uma vez por semana, mas também a colocá-las em prática, pois a Bíblia não é um livro qualquer, mas é “proveitosa para ensinar, para redargüir (condenar o erro), para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (2º Timóteo 3.16-17). Com isso, quando conjugarmos a Bíblia, estaremos mais próximos de conjugarmos o Verbo, Cristo, que é perfeito.

Então aí está a proposta: Conjuga JELB! As mensagens serão semanais, mas a leitura da Palavra deve ser diária, pois é o alimento que nos mantém firmes para o serviço e na fé. O espaço para comentários e sugestões está aberto e é muito importante, assim como ressaltar que o convite é para a JELB e para todos. Ajude a divulgar o blog, mostre aos seus amigos, parentes e também ao professor de Português. Diga a todos, é tempo de conjugar o Verbo!


Responses

  1. Muito bom o texto! Parabéns.

    Que Deus abençoe este espaço.

  2. Link para os comentários sobre “Jesusar”:

    https://refletejelb.wordpress.com/conjugajelb/


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: