Publicado por: Miguel Dolny | 10 novembro, 2008

Luz do mundo

Passagem-tema: “Vocês são a luz para o mundo. (…) Niguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.” (Mateus 5.14-16 – NTLH)

 

Jesus andava pela região da Galiléia, curando enfermos, ensinando nas sinagogas e anunciando a boa notícia da Vida Eterna. Quando as pessoas ficaram sabendo disso, vieram de vários lugares para receberem cura e ouvirem sua mensagem. Ao ver toda aquela multidão, Jesus percebeu que precisaria de ajudantes, então subiu em um monte e começou a ensinar aqueles que já o seguiam, seus discípulos. No conhecido Sermão do Monte (Mt 5.1-7.29), Jesus fala sobre vários temas relevantes para quem quer servi-lo, entre eles, o fato de que nós devemos ser “luz para o mundo”.

Então podemos nos perguntar: ‘O que é a luz?’ Não é preciso buscar seu livro de física para responder. A luz é algo que permite enxergarmos as coisas ao nosso redor. Sendo assim, se somos luz, devemos ser instrumentos para que as outras pessoas possam enxergar. Mas enxergar o quê? A passagem-tema nos responde: ‘As coisas boas que fazemos’. Surge então a seguinte questão: ‘E agora? Não deveria ser para que vissem o que Jesus fez? Afinal, eu não sou nenhum santo… se virem o que eu faço, aí é que vão se afastar da igreja.’. Mas o mesmo texto nos diz: “Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto”; ou seja, Deus tem um propósito em nossa vida. Ele quer que nós mesmos sejamos exemplos, e para isso nos capacita através de Seu Espírito Santo, fazendo com que nossas ações sejam instrumentos dEle!

Tudo bem, agora o que podemos fazer para ser luz? Simples, apenas ter vontade de ser. Mas não vamos confundir as coisas; não é apenas aquela frase: ‘ah, eu gostaria de testemunhar…’, mas uma vontade verdadeira, que nos motiva a estudarmos a Palavra, a crescermos no amor e na fé. Com todo esse desejo (lamparina acesa), Deus não deixa de nos ajudar, e Jesus nos afirma:  “Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois Ele as deixará completamente satisfeitas” (Mt 5.6).

Olha que essa mensagem Jesus deixou para seus discípulos, há muito tempo, e a mesma ainda é válida para nossos dias. Devemos seguir firmes nesse propósito e deixar nossa luz brilhar cada dia mais, fazendo com que mais pessoas possam enxergar Deus.

Para finalizar gostaria de compartilhar uma música do Novo Tom (www.novotom.com.br) , cujo nome é “Brilhar por Ti”, e é muito significante para mim, pois nos mostra o quão bom é nos entregarmos a Deus, pois Ele mantém nossa chama acesa em todas as situações.

 


Responses

  1. Oiee.
    Poxa Miguel,falou pouco mas falou bonito! hehe
    é bem isso né? se devemos se luz,entao que sejamos! mas realmente é uma tarefa complicada. nem sempre estamos dispostos a ‘brilhar pelo Senhor’, e muitas vezes desanimamos nesse caminho,mas eu tenho certeza que se pusermos a nossa vida e os nossos dons a favor do Senhor, Ele nos ajudará a falar e testemunhar do amor!

  2. Valeu Letrícia! hehe.. e é bem como diz a musica mesmo ne.. “e quando minha luz parece vacilar, é so me unir àquela Luz que a todas faz brilhar”.. quando estamos com a leitura constante da Palavra, orando, parece que fica mais facil testemunhar ne.. é a segurança que Deus nos dá mesmo!

  3. oieee
    Essa música realmente foi inspiração divina, ela fala muito ao meu coração. Miguel quem sabe a gente consegue cantá-la no congressão, pois vai bem de acordo com o lema do congresso “espelhos do amor de Deus”. Fica ai a sugestão!

  4. Ue, quem sabe pode ser mesmo..
    É uma boa ideia! E o pessoal do distrito tem uma devoção, eu acho.. q eu saiba é o Maninho q ta organizando.. de repente encaixa no q se esta sendo planejado.. vc podia ver com ele?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: