Publicado por: Josué | 19 novembro, 2008

O perfil do jovem luterano e sua relação com a JELB

Olá pessoal,

Em um outro espaço do Blog a Luise levantou a necessidade de conhecermos um pouco mais o perfil do jovem luterano. Semana passada também recebi um e-mail tratando de um assunto parecido, então resolvi fazer alguns posts sobre um trabalho que desenvolvi em 2006, na disciplina de Marketing II ou (Pesquisa de Marketing).

Neste primeiro post vou comentar um pouco sobre como foi feita a pesquisa e as ressalvas necessárias para a sua leitura e interpretação dos dados.

A idéia da pesquisa surgiu da necessidade de desenvolver um trabalho para a disciplina, bem como a vontade de conhecer o jovem luterano, que eu nutria a um bom tempo e foi intensificado quando assumi o CG. Este trabalho eu fiz no segundo ano de mandato.

O objetivo geral da pesquisa foi: Definir o perfil do jovem luterano e a sua relação com a JELB. Enquanto que os objetivos específicos comentarei nos próximos posts conforme foi respondendo ele.

A coleta de dados foi feita por um questionário, aplicado tanto presencialmente em UJs e congressos quanto através de um site.

Para definir o universo (número de jovens da JELB) eu considerei o número de membros da IELB (228 mil) e a proporção de jovens (15 a 24 anos) na população brasileira de acordo com o IBGE, chegando ao universo de 45.114 jovens. Foram respondidos 390 questionários, o que dá uma margem de erro de 5%, com intervalo de confiança de 95%.

A aplicação dos questionários foi realizada entre 24 de setembro e 26 de outubro de 2006, sendo que 189 foram pela internet e os outros por jovens em diferentes distritos.

Limitações encontradas? Inicialmente procurei fazer uma pesquisa estratificada, tentando aplicar em todos os distritos, de acordo com o número de jovens que cada um deles tinha, mas infelizmente não estava conseguindo um bom retorno junto aos RDs e por isso optei por ampliar a pesquisa para a internet.

Estou tendo dificuldade de transformar o gráfico em imagem, para o próximo post resolvo isso, enquanto isso segue uma primeira tabela da faixa etária para gerar curiosidade:

 

Faixa etária
12 a 14 9%
15 a 17 21%
18 a 20 25%
21 a 23 23%
24 a 26 12%
27 a 29 5%
mais que 30 5%

Abraços em Cristo,

Josué Alexandre Sander


Responses

  1. Grande Josué,

    Estou curioso para ver as próximas informações a respeito do perfil da JELB.

    Quanto a conversão do gráfico em imagem, que tal usar a tecla “Print Scrin” do computador para captar a imagem e colá-la no “Paint”, recortar e salvar como imagem…

    Um grande abraço,
    PE

  2. […] Abraços em Cristo. P.S.: Lembrando que a pesquisa foi realizada em setembro e outubro de 2006 e os dados técnicos dela foram explicados no primeiro post: O perfil do jovem luterano e sua relação com a JELB. […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: