Publicado por: Miguel Dolny | 1 dezembro, 2008

Dar graças a Deus

 Versículo-tema: “Depois pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus.” (Mateus 14.19b)

 Mais uma passagem conhecida para conjugarmos: A multiplicação dos pães e peixes. Para quem não conhece ou não lembra bem, não custa nada dar uma revisada em Mateus 14.13-21.

Imagine-se em um lugar deserto. Você acabou de saber que um grande amigo seu morreu. Mais ou menos cinco mil homens com fome, mais mulheres e crianças, à sua volta, esperando você tomar uma atitude. O que você faria?

Essa era a situação em que Jesus se encontrava. Seu amigo (Mateus 11.11) João Batista havia morrido por causa de uma promessa impensada do governador Herodes (Mateus 14.1-12), então Jesus pegou um barco e foi para um lugar deserto. Mas muitas pessoas o seguiram, buscando cura e sabedoria nos ensinamentos de Cristo. Quando entardeceu, as pessoas estavam com fome, e os discípulos de Jesus sugeriram que Ele as mandasse embora procurar algo para comer. Mas Jesus, mesmo em meio ao sofrimento, encontrou forças para alimentar aquela multidão.

Você já deve estar sabendo do que está acontecendo em Santa Catarina nas últimas semanas. Cidades alagadas e pessoas sem comida, roupa e nem casa. Segundo o site oficial, já são mais de 78 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas, mais 114 mortos e 30 desaparecidos. Perante o acontecimento, podemos observar um pouco mais do caráter de muitas pessoas; alguns se aproveitam da situação para explorar, como o caso dos pãezinhos sendo vendidos a 3 reais a unidade! Por outro lado, muitas pessoas já foram sensibilizadas, a sociedade e o governo estão fazendo muito para ajudar, com doações a fim de suprir as necessidades primordiais e investimentos para reconstruir as cidades.

O que podemos aprender com o Grande Mestre nesse caso? Não quero chamar a atenção para o milagre, mas sim para a ação humana Dele, que é o que podemos fazer. O Rei dos reis se mostrou humilde e pronto para ajudar o próximo. E mesmo passando por tribulações, Jesus deu graças a Deus. Ele agradeceu pelos pães e peixes que estavam ali, e certamente também pela oportunidade de mostrar mais uma vez que de fato Ele era o Filho de Deus.

Quantas vezes não reclamamos da comida fria ou sem sal que temos na mesa? Ou quem sabe das roupas que estão fora de moda? Até mesmo de nossa casa, que precisa de uns consertos, e ainda tem o aluguel para pagar? Jesus nos mostra que devemos ser agradecidos pelo que temos, e mostrar esse agradecimento em oração. Deus não nos dá porque merecemos, mas por misericórdia de nós, que pedimos o pão de cada dia na oração que Jesus nos ensinou (Mateus 6.9-13).

Você também pode ajudar! Informe-se! Provavelmente em sua cidade há um ponto de coleta que se destina aos necessitados em Santa Catarina. E não se esqueça de agradecer sempre pelo que você recebe. Conjugue mais o Verbo no seu dia-a-dia!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: