Publicado por: Miguel Dolny | 27 abril, 2009

Tristeza não tem fim, felicidade sim!

 Ser feliz

Quero fazer só uma pergunta: você é feliz?

Antes de receber a resposta, quero falar algumas coisas…

Para responder à pergunta, que fala sobre felicidade, é preciso saber o que é felicidade. A resposta do dicionário Michaelis é óbvia: “Qualidade ou estado de feliz”… então vamos buscar o que significa feliz: “Favorecido pela boa sorte, pela fortuna”. Favorecido pela boa sorte. Então para ser feliz, eu preciso de algo que me traga essa felicidade, não posso começar a ser feliz sozinho.

Muitas vezes pensamos de forma contrária. Achamos que podemos ser felizes sozinhos. Você conhece alguém que vive sozinho, nunca vê ninguém e é feliz? Talvez algum velejador solitário rodando o mundo seja feliz por poder refletir sobre a vida ao som das ondas, poder conhecer lugares lindos, mas duvido muito que a felicidade que ele sente em sua viagem seja maior do que o momento em que reencontra os seus.

Agora vamos ver o que é felicidade, segundo a Palavra de Deus. O primeiro capítulo do livro de Salmos, recebeu o título “A verdadeira felicidade”… vamos ver o que diz lá?

“Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! Pelo contrário, o prazer deles está na lei do Senhor, e nessa lei eles meditam dia e noite. Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.” (Salmos 1.1-3).

Ok, já sabemos disso… para ser feliz não devo fazer o que é mal, tenho que ler a Bíblia e estar sempre próximo ao riacho (Espírito Santo) em oração e indo à igreja… então Deus me dará a felicidade.

Humm, não é bem assim… Sabemos que Deus nos amou primeiro. Ele já nos havia dado a felicidade antes de “fazermos o bem”. Mas então que felicidade é essa?

Não adianta tentarmos fazer o bem, e Paulo explica isso em sua carta aos Romanos, capítulo 8, nos versículos 14-25. A felicidade maior de todas é a certeza do perdão garantido por Jesus! Só Ele pode nos dar um novo corpo, que experimentará a felicidade completa! Temos essa felicidade porque Deus nos deu… basta crermos nisso!

Essa é a felicidade que teremos eternamente, quando formos levados ao céu, para a presença do Pai. Mas enquanto esse dia não chega, vou continuar infeliz? Respondo: “Não! Somos felizes por termos a certeza de que seremos felizes!”. Parece confuso?

Para facilitar, vamos dar uma olhada em mais uma passagem:

“(…)vá em frente. Coma com prazer a sua comida e beba alegremente o seu vinho, pois Deus já aceitou com prazer o que você faz. Procure sempre parecer feliz e satisfeito.(…) aproveite a vida com a mulher que você ama.” (Eclesiastes 9.7-9)

 

Esse é o conselho do homem que foi rei, que realmente sabia o que é a sabedoria e o conhecimento (Ec 1.16), homem que fez um pedido a Deus e foi atendido, foi o homem mais sábio que já existiu! (Ec 3.12). Esse homem é Salomão. Podemos confiar que esse é um bom conselho!

Já temos a felicidade eterna! Então temos que aproveitar essa vida que Deus nos deu, agradecendo pelo que temos, sejam bens materiais, sejam pessoas amadas, e sempre procurando mostrar essa felicidade! Pode ser que você não esteja tão habituado a sorrir, e não é disso que se está falando, mas fala-se sobre nossas atitudes… sobre sermos felizes em qualquer situação. Mas sorrir faz bem! É um reflexo da alegria! Quão bom é ver alguém sorrindo, sorrisos sinceros são contagiantes! Se já somos felizes, porque continuar com a expressão abatida?

Jesus nos deixou o mandamento mais importante, “ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente” e também o segundo mais importante, “ame os outros como você ama a você mesmo” (Mt 22.37-39). Essa é a lei que Jesus nos deixou. Felicidade também tem a ver com amor. Como ser feliz se fazemos o mal ao nosso próximo? Quando maltratamos alguém, ficamos mal também… nossos atos impensados machucam a outra pessoa e também nos machucam. Quando fazemos algo errado, que machuca o nosso próximo, amizades que poderiam ser muito abençoadas são prejudicadas, a comunicação se torna cada vez pior e podemos até mesmo nos tornar mais distantes de outras pessoas queridas. Vamos guardando infelicidades em nosso coração… pergunto: “Para que? Se já conhecemos a felicidade e sabemos que ela é muito boa!”

Agora pergunto mais uma vez: você é feliz?

Espero que sua resposta seja “sim”… mas se for “não”, ou “em partes”, ou “às vezes”, não se preocupe… ainda há tempo de ser feliz! Ainda é tempo de crer em Deus e no Seu infinito amor que nos deu a felicidade completa por meio de Jesus e ainda nos ampara diariamente com Seu Espírito. É tempo de sorrir, é tempo de restaurar relações, inclusive já foi falado sobre isso em outro post. Ainda é tempo de ser feliz! AINDA É TEMPO DE SER FELIZ!


Responses

  1. Legal a reflexão!
    Be happy forever!

  2. A tristeza pode até estar sempre presente enquanto estivermos neste mundo…mas a felicidade será eterna em Cristo Jesus, nosso Salvador!!! O amor de Deus não tem fim!

  3. Miguel, a minha, a tua, a nossa felicidade vem do Senhor, só temos que agradecer por este amor que nos é dado, que nos faz sentir assim: FELIZES! Eu sou e estou muito feliz, e vc?

    Que a minha alegria seja agradar ao coração de Deus como tudo tenho, com tudo q sou, pois a minha felicidade vem de Deus, através de tudo que Ele me tem dado.

    Ótimo texto meu amigo!!! Abç
    (sobre o email… Na horaaa!!!)

  4. naõ,naõ sou feliz,perdi a certeza de ser alguem,de ter alguem que me valorize do jeito q sou,perdi meus sonhos,perdi a certeza de q era feliz

  5. felicidade foi pra longe e a saudade no meu peitoainda mora que é uma parte da feleicidade portanto fui feliz e continuo feliz pela metade

  6. Olá Eliane e Antonio!

    Lembrem-se que não há felicidade maior do que estar nos braços do Pai e saber que Ele nos ama e nos deu a vida eterna por meio de Seu filho Jesus Cristo! Um dia, na eternidade, sentiremos a verdadeira felicidade completamente!

    Se quiserem conversar, meu email é: migueldolny@gmail.com

    Abraços!

    – Miguel –

  7. Eliane e Antônio, nesse mundo nossa felicidade sempre será parcial, pois não somos capazes de perceber ou dar real importância as coisas que realmente tem valor. Nossos sentimentos nos jogam de um lado para outro e muitas vezes nos sentimos muito mal. Aprendi a duras penas que o que importa é Deus e sua salvação. Aprendi que Deus sempre está comigo e que por mais que seja difícil de entender na hora, o sofrimento sempre passa, Deus usa o tempo que faz com que a dor que parecia imensa, densa e corrosiva se torne cada vez menor, se dispersando e tornando-se menos dolorosa até a superarmos. Sei que é dificil, mas confiemos em Deus, Ele sabe por quais caminhos nos guiar.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: