Publicado por: Daniela | 7 maio, 2009

Teatro e Missão!

Escrito por: Marlus Seling. Bacharel em Teologia pela ULBRA, e Estagiário de Teologia pelo Seminário concórdia. Atualmente está fazendo o estágio prático em Nossa Senhora do Socorro, Sergipe.

          Teatro e missão! Vocês já pararam pra pensar que o teatro pode ser um ótimo meio para fazer missão?

          Este artigo quer justamente mostrar isso: O teatro é uma ótima ferramenta para se fazer missão.

          Primeiramente quero destacar que nós “Vivemos na terra com nenhum outro propósito senão de ser útil aos outros. Se não fosse assim, seria melhor para Deus tirar a nossa vida logo após o batismo, quando começamos a crer. Mas ele permite que vivamos a fim de que levemos outros à fé, fazendo por eles o que Deus tem feito por nós”. Essas são palavras de Martinho Lutero. Nela vemos que nós como cristãos temos um dever e um privilégio: anunciar Jesus Cristo à todas as pessoas que ainda não creem em Cristo. Como podemos fazer isso? De diferentes formas e meios. Um deles é o Teatro!

            Acredito que a maioria das pessoas já assistiu a uma peça teatral. Na Igreja Luterana (IELB) certamente todas já usaram o teatro para transmitir a palavra de Deus. Um belo exemplo são as noites de natal, várias igrejas encenam o nascimento de Jesus Cristo, nosso Salvador.

          Hoje se formos olhar, iremos constatar que o teatro está bem presente na Igreja Luterana, assim como em todas as igrejas cristãs. O que muitos não sabem é que o Teatro é uma das formas de expressão mais antigas da história da humanidade e que ele sempre existiu na igreja cristã também, desde o tempo dos apóstolos.

             “As manifestações dramáticas, como a tragédia e a comédia grega, e da mesma forma as latinas, tiveram origem em rituais religiosos. Em todo mundo antigo o teatro tinha um caráter religioso”. Assim como os gregos e outros povos, no séc. I os romanos também desenvolveram fortemente o teatro que acabou sendo introduzido na igreja cristã de Roma. O clero havia condenado o espetáculo pela sua licenciosidade, mas depois reconheceu o valor da linguagem dramática para sensibilizar o coração dos fiéis. E encontraram assim, o melhor meio para os católicos compreenderem os milagres, os mistérios, e as moralidades.

          No século IX pequenas peças teatrais, com cenas bíblicas, passaram a ser representadas nas igrejas: eram os mistérios, através dos quais os populares eram convidados a aderirem à fé cristã. Os atores desses mistérios eram os padres, os monges ou mesmo leigos. Este tipo de representação teatral corresponde, hoje, à encenação da Paixão de Cristo, representada em Nova Jerusalém, no estado de Pernambuco.

          Assim a forma simples de passar a mensagem usando o teatro deu um novo gás para a igreja. A igreja via que o teatro aproximava as pessoas da mensagem do evangelho.

          No séc. XVI o Teatro como forma de missão foi imensamente explorado pelos jesuítas. Eles tinham consciência de que o teatro seria um importante veiculo missionário, por que ele age como nos relata René Miller, “sobre os sentimentos e a vida das pessoas tornando mais accessível a mensagem do evangelho”.

            Como visto acima, desde os primeiros séculos o Teatro foi explorado pela igreja para anunciar a mensagem da salvação de Jesus Cristo às pessoas.

            Diante disso percebemos que se utiliza o teatro porque ele pode tornar a mensagem acessível, envolver a atenção do público quase por inteiro e cativá-lo. Torná-lo mais aberto para aceitar a forma de pensar que se esteja propondo. Assim, o teatro é como uma janela que dá acesso à vida das pessoas, os fatos que as cercam e as emoções, que lá podem ser expostas.

          Sabemos que proclamar a palavra de Deus e anunciar Jesus como nosso salvador às pessoas é a nossa missão, missão esta, que vem do próprio Deus que é quem nos capacita para fazê-la. O teatro é uma destas formas de fazer missão, e, através dele, muitas pessoas podem ouvir falar de Jesus Cristo. Quero deixar um testemunho de um homem “Eu acho que ouvi a respeito daquele homem sobre quem vocês falam (Jesus) uma vez em uma peça teatral em Kendall, chamada de peça Corpus Christi, em que havia um homem em um madeiro, e sangue escorria pelo seu rosto”. Através do teatro muitas pessoas, como este homem, podem ouvir falar de Jesus Cristo.

          A tarefa está lançada. Há bilhões de pessoas no mundo que ainda não são cristãs. Não há dúvidas que todas as formas de evangelização, (como a música, o rádio, a internet, etc…) são importantes e devem ser usadas. O Teatro é uma destas.

          Fazer uso do teatro para a evangelização e missão de Deus é usar os dons que de Deus recebemos. E sem dúvida nenhuma, colocar o teatro a serviço do evangelho de Cristo é usar bem estes dons, e se bem trabalhado, o teatro será com certeza uma ferramenta muito eficaz para a missão de Deus.

         Teatro e missão! Eu já parei pra pensar, e constatei “certamente o teatro é um excelente método no que tange à missão. Portanto, deve ser usado, assim com a igreja cristã fez ao longo da história, para testemunhar Jesus Cristo a todos os povos”.

          Obras Consultadas:

MILLER, René F. Teatro. In. Os Jesuítas – Seus Segredos e Seu Poder. Rio de Janeiro: Ed. Globo, 1946.

MOURA, Carlos Francisco. Teatro a Bordo de Naus Portuguesas nos séculos XV, XVI, XVII e XVIII. Rio de Janeiro: Instituto Luso-Brasileiro de História – Liceu Literário Português, 2000.

SOUTO, Andrea de Roccio. A Dramaturgia e sua Trajetória Milenar; Das Midéias Clássicas à Gota D’água Brasileira. São Leopoldo: UNISINOS, 1998.

SOUZA, Cilene G. Teatro Evangélico. 2 ed. Campinas: JUMOC, 1998.

Teatro medieval. In coleção Universidade livre. Teatro –  uma síntese em atos e cenas. Porto alegre, ed. L&PM, 1987.

What Luther Says. St. Louis, Concordia Publishing House, 1986, p. 961.


Responses

  1. È isso ai teatro é missão!! Vamos anunciar Jesus Cristo através do teatro,
    Afinal teatro é maravilhoso, ainda mais quando mostra a palavra Deus.

  2. Concordo com o estudante Marlus. O teatro é sem dúvida uma grande ferramenta para a missão. Assim como uma boa música, as pessoas param para ver uma peça de teatro. Dificilmente uma boa encenação não cativará um público. O teatro tem o poder de transmitir detalhes de modo mais claro que o texto. Assim, cabe àqueles que conseguem ter uma boa percepção de um texto traduzi-lo em gestos mais claros. Sem dúvida o teatro é um destes gestos. Já se dizia que a Bíblia deve ser constatemente traduzida para fazer sentido à pessoas da atualidade. Bem vindo seja o teatro neste desafio!

  3. Uma das grandes missões da JELB (através do ArteJELB, quem sabe) é fazer teatro e divulgar o teatro.
    Temos nas nossas juventudes e congregações um grande número de amantes do teatro, escritores e atores.
    Pois bem, digo a estes que: vcs tem esta missão! De fazer um bom teatro que leve a palavra de Deus, e tb que compartilhem este material e estas idéias aqui ou através que algum outro meio para que o teatro na igreja possa crescer e se fortalecer como instrumento para a missão.
    Até mais.

  4. é isso aí Daniela..
    Nosso objetivo é fazer com que o teatro passe a ser usado na missão, no testemunho em si…
    Certa vez li o seguinte:
    “O que é mais fácil convidar seu amigo/vizinho para ir a um culto ou a assistir uma peça teatral” (Cilene Guedes, in Teatro evangélico)

    Pois bem, vejo o teatro como uma forma de testemunho cristão e ótima ferramenta à missão. Se usarmos certamente colheremos muitos frutos!

    quem ler ajude a divulgar, mande este link para seus amigos, vamos colocar o teatro como algo expressivo na Jelb e IELB!

    Deus abençoe a todos!

  5. Muito otimo o texto do Marlus..
    Concordo com tudo.. AmOoo teatro.
    E com certeza eh uma das melhores formar de evangelização… As pessoas se emocionam muito com peças voltandas para nosso amado Deus. Isso tudo eh realmente otimoOO..Que Igreja Luterana continue com esse trabalho magnifico.. Parabéns!!

  6. A partir do teatro Cristão podemos mostrar todo o amor que Deus teve e tem por nós em Cristo Jesus a mais e mais pessoas, utilizando deste meio uma fonte de evangelização pessoal! Sou apaixonado e incentivador do teatro… Valeu Marluz! Que em nosa querida IELB possa ser cada vez mais divulgado! Bênçãos de Deus a todos….

  7. Eu sou testemunha de que através do teatro podemos transformar vidas, fiz várias peças de teatro na igreja luterana e temos alguns frutos desse trabalho, mas a tarefa não é facil requer acima de tudo muito compromisso e amor a Deus.

  8. O teatro sempre foi e sempre será algo que mostra a realidade, e a nossa realidade com certeza é a esperança da Salvação em Cristo Jesus… No teatro muitas pessoas começam a ver que o amor de Deus é real e que este amor salva e nos dá muita alegria e paz verdadeiras.
    Que nós como cristão possamos transmitir este amor de Deus através de teatros cristãos e fazer com que a cada dia mais pessoas sejam levadas para o Reino de Deus…

  9. Muito Bem!!!!!!!!!1

    é isso aí Marlus!

    vamos usar este importante instrumento de evangelização que pode ser o teatro.

    Abraços.

  10. “O que é mais fácil convidar seu amigo/vizinho para ir a um culto ou a assistir uma peça teatral” – lembrou o Marlus em um comentário.

    E o Josias acima desse meu comentário, falou em evangelização.

    Quero então aproveitar o gancho da excelente reflexão do Marlus para fazer distinção entre “missão” e “evangelização”.

    Eu concordo plenamente que o teatro deve ser usado para missão. No entanto, não acho que ele deve ser usado exclusivamente para fazer evangelização. Isso significa que “missão” é algo mais amplo do que evangelização.

    Missão envolve tanto evangelização, quanto ação social (como testemunho do amor de Deus e por causa dele), como preocupação com o ensino, com o discipulado, enfim…

    … tenho sido, aparentemente, um defensor solitário de que precisamos estar abertos para usar o teatro como ferramenta de amor ao próximo na missão: ação social e evangelização; evangelização ou ação social; ensino, etc.

    E bato nessa tecla pois, via de regra, queremos apenas usar o teatro como meio de evangelização de tal forma que chegamos a interpretar “missão” como apenas falar de Jesus. mas Jesus também deixa claro que dentre aqueles que serão salvos estão aqueles que agem nas coisas mais básicas. Para esse, Jesus vai dizer:

    “Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa.” (Mateus 25.35)

    Quem quiser ler um pouco mais sobre isso, acessa o blog do fome29 no link abaixo:

    http://fome29.blogspot.com/2009/04/justica-o-bono-sabe-do-que-estamos.html

    .abraços.
    .el.

  11. Olá Rahel!

    Valeu pelo seu comentário.. me fez refletir algumas coisas…
    1. Concordo com voce que ao se usar o teatro não precisamos necessariamente usá-lo na evangelização.
    2. Podemos usá-lo em diferentes meios, como também no expressar o amor ao proximo através do teatro.
    3. Por que não apresentarmos uma peça numa creche e fazer a alegria da criançada?
    4. Certamente nós somos convidados a servir ao próximo como resposta ao amor que Cristo tem por nós.

    5. Mas uma frase sua me chamou a atenção, e pode soar um pouco estranho, você disse acima:
    “queremos apenas usar o teatro como meio de evangelização de tal forma que chegamos a interpretar “missão” como apenas falar de Jesus. mas Jesus também deixa claro que dentre aqueles que serão salvos estão aqueles que agem nas coisas mais básicas.”

    6. Ei fiquei pensando… as pessoas salvas serão aquelas que ouviram e creram em Jesus? (e assim através da fé serão salvas.) Ou são pessoas que agem nas coisas mais básicas?
    Certamente a unica forma de ser salvo é pela fé em Cristo.

    Nosso objetivo acima de tudo é a anunciar o amor e a salvação somente pela fé em Jesus. pois somente assim uma pessoa será salva.

    7. Usando o teatro podemos nós alegrar, ensinar e demosntrar amor as pessoas.

    8. Usando o teatro podemos também transmitir a salvação em Jesus Cristo. E isso é a minha enfase acima.

    9. Anunciar o Cristo salvador a todas as pessoas é ó dever de todos os cristãos, como bem expresso no outro artigo “só Jesus salva”. Uma pessoa por mais caridosa q seja não vai para o céu se não crer em Jesus. Pois como lemos em Hebreus sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6)

    10. Por crer em Jesus, saber que já somos salvo por Ele, é que anunciamos Ele as outras pessoas, para que mais pessoas possam crer e ser salvas também. Então vamos fazer e o teatro pode ser uma forma de se fazer.

    abraços…

  12. Olá Marlus,

    Explicando a frase que pareceu conflituosa para você:

    – é certo que não quis inverter as coisas. é impossível que obras nossas salvem. Portanto, falei de obras que provém de uma fé salvadora – a fé em Jesus.

    Mas como vamos interpretar o texto de “Mateus 25” onde o próprio Jesus divide os salvos e os não salvos através daqueles que o alimentaram quando esteve com fome e aqueles que não o deram alimento?

    Veja, Jesus dividi claramente os salvos e os não salvos através de obras “básicas” – usando a expressão que coloquei. Será que Jesus quer dizer que somos salvos pelas obras?

    É certo que não.
    Mas é certo também que, como diz a epístola de Tiago, a fé sem obras é morta. Portanto, as “coisas mais básicas” das quais falei são aquelas obras provenientes da fé, nas palavras do próprio Jesus:

    “Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa.” (Mateus 25.35)

    Espero que tenha fica mais claro.

    .abraços.
    .el.

  13. olá rahel!

    sem duvida eu entendi o que quiz dizer sim! apenas achei a frase com um duplo sentido, daí a minha preocupação!

    acho fundamental nós cristãos nos preocuparmos com o nosso próximo. amar ao próximo como a nós mesmos. Servir porque Cristo nos serviu primeiro! E falar de Jesus às pessoas para que elas possam ser cristãs, para serem salvas e produzirem muitos frutos também…

    Abração!
    Marlus

  14. Foi por esse motivo que deixei o link para o post que escrevi no blog do fome29. Acredito que por lá fica mais claro que não estou invertendo as obras da fé pela fé nas nossas obras. Abaixo deixo o link outra vez:

    http://fome29.blogspot.com/2009/04/justica-o-bono-sabe-do-que-estamos.html

    .abraços.
    .el.

  15. Concordo com você Marlusssss!!!
    O teatro envolve as pessoas, não apenas para quem está na platéia, mas tb pra que está no palco! Usar o amor de Deus como base do teatro é envolvernos cada vez mais com Nosso Pai maior! Podemos sim, ou melhor devemos, usar o nosso corpo para adorar a Deus, afim de ganhar almas para o Seu Reino!
    Parabéns, que vc continue a mover pessoas para o evangélho do Senhor através do teatro!
    Xeru

  16. Olá, gostei muito de seus artigos, gostaria de te convidar para partipar de uma rede de troca de conteúdo, para mais detalhes me adiciona no msn co_herdeiro@hotmail.com ou me manda um email ok. Abraços. Samuel


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: