Publicado por: Daniela | 12 agosto, 2009

Teatro e Comunicação!

Escrito por: Marlus Seling*

“Quem não se comunica se trumbica.” Já dizia Chacrinha! Trumbicar é Dar-se mal; entrar pelo cano. Daí a importância de uma boa comunicação, aliás, como a própria palavra já diz é uma “Comum+Ação”. Na igreja é essencial uma boa comunicação também. É pela boa comunicação que nós testemunhamos e recebemos o evangelho. Diante disso é válido sublinhar o que Viggo Sagaard escreve: “A palavra comunicação envolve não apenas o discurso oral e escrito, mas também música, a arte pictural, o teatro, e de fato todo comportamento humano”.

Aqui neste artigo quero apontar que por meio do teatro a comunicação pode ser muito eficaz, e que, Teatro e Comunicação têm tudo a ver. Falar do nascimento de Jesus Cristo através de uma peça teatral pode ser muito mais cativante do que ler um texto, ou ouvir uma pregação a exemplo.

Uma peça teatral pode mexer com todos os sentidos do corpo como escreve Cilene Guedes: “No teatro a proximidade com o público possibilita muitas coisas. De acordo com a peça, o expectador pode colocar, além da visão e da audição, o olfato, o tato e até o paladar, funcionando em conjunto, para perceber o que acontece em cena. E quem não sabe que nossos cinco sentidos são responsáveis pela percepção do mundo exterior? Com o teatro é possível abraçar praticamente toda a capacidade perceptiva do público. Assim há uma ótima comunicação, onde o remetente e receptor se entendem.

Outro fator é que “A atenção da mente humana nunca permanece fixada sobre um único ponto”. Numa peça teatral há elementos que fazem com que as pessoas prestem mais atenção e retenham mais a mensagem que se quer passar. Tomemos como exemplo novamente uma representação teatral, nesta há vários elementos que chamam a atenção das pessoas, pois além dos atores que representam, há também: Figurino, cenário, luz, diálogos e uma série de cenas. Comparando com uma pregação, onde há apenas uma pessoa falando, usando o mesmo espaço físico, o mesmo figurino, é evidente que a atenção das pessoas vai se prender mais à peça teatral, pois envolve mais o ouvinte à mensagem, graças a todos os meios utilizados pelo teatro. Deixando claro, porém, que pode e há exceções.

Numa boa comunicação e num bom teatro dois fatores devem ser considerados. Em primeiro lugar nossa mensagem deve ser transmitida em termos significativos e atraentes para a cultura receptora. Em segundo lugar, ela deve esforçar-se para tornar evidente que somos mensageiros de Cristo e que, na mensagem cristã, falamos o que deve ser ouvido, compreendido e acolhido por todas as criaturas.

A mensagem comunicada só fará sentido aos ouvidos dos ouvintes se estes estão entendendo o que se quer passar. Daí a importância de apresentar algo relevante à cultura, sempre ressaltando que deve estar fundamentada na mensagem cristã, com uma correta hermenêutica e correta aplicação de lei e evangelho.

Para encerrar destaco um exemplo de comunicação: “Uma série de grupos nos países asiáticos, como a Índia, Tailândia, e Indonésia, têm demonstrado a viabilidade do uso de formas tradicionais de dança e teatro na evangelização. Se tais ministérios estão bem integrados com as igrejas locais, o impacto é enorme enquanto o evangelho é expresso nas formas culturais locais e símbolos de comunicação, como o teatro.”

O teatro, portanto é uma eficaz forma de comunicação, pense nisso!

Obras Consultadas:

SOGAARD, Viggo. Media in Church and Mission Communicating the Gospel. Pesadena, California: Willian Carey Library, 1993.

VICEDOM, Georg F. A missão como obra de Deus: introdução a uma teologia da missão. Trad. Ilson Kayser. São Leopoldo: Sinodal, 1996. p. 15.

HESSELGRAVE, David J. A comunicação Transcultural do Evangelho. Vol. 1. Comunicação, Missões e Cultura. Tradução de Márcio Loureiro Redondo. São Paulo: Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1994

* Bacharel em Teologia pela ULBRA, e Estagiário de Teologia pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB e Seminário concórdia. Atualmente está fazendo o estágio prático em Nossa Senhora do Socorro, Sergipe. msseling@yahoo.com.br


Responses

  1. Repetindo a mim mesmo “en passant”:
    Teatro é entretenimento!

    A premissa de quem sai de casa para assistir uma peça é o entretenimento, caso contrário, ninguém iria ao teatro.

    Eu não diria para a Carol “vamos ao teatro aprender” ou “vamos ao teatro refletir”… vou ao teatro buscando entretenimento e diversão, e em boas peças a comunicação que o teatro proporciona me faz pensar, refletir, e a emoção de uma entretenimento com propósito em si mesmo é suplantada por algo ainda maior.

    Eu estou 100% com você, Marlus, teatro é uma grande ferramenta de comunicação. Mas vim bater meu ponto no “entretenimento”… teatro precisa entreter, e quando isso acontece ele comunica melhor ainda.

  2. Podes acrescer entretenimento, assino embaixo.
    Se conseguirmos entreter e comunicar de forma clara e atraente a mensagem da salvação, o amor de Deus e o amor ao próximo certamente será melhor ainda, tanto no teatro para o evangelismo como no teatro de cunho social!

    Abração

  3. Eu diria que uma peça só tem sucesso na sua comunicação se tiver entretenimento, pois uma peça “chata” comunica menos do que um sermão lido atrás do púlpito.
    Até mais.

  4. Amei o artigo, parabéns Marlus! Com certeza o teatro comunica muito, e além de tudo é uma maneira maravilhosa de levar a palavra de Deus, além de ser uma saída pra quem é timido pois ele pode se esconder atrás de um personagem e ainda sim comunicar o evangelho!
    Xeru

  5. parabéns ! informações claras e objetivas

  6. gos

  7. gostei muito


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: