Publicado por: Miguel Dolny | 18 agosto, 2009

Vai ter festa! E você está convidado!

Versículo-tema: “Pois muitos são convidados, mas poucos são escolhidos.” (Mateus 22.14 – NTLH).

O brasileiro é conhecido por ser alegre, de bem com a vida, com um calendário recheado de feriados, motivos de festas e confraternizações. Muitos são os convites que aparecem no dia-a-dia: churrascos, jantas, bailes, bodas, casamento, aniversário, o time que ganhou, tudo é motivo de festa. E os cristãos não ficam de fora; tanto participam de festas com amigos não-cristãos quanto organizam as suas no calendário da igreja, como a páscoa, o natal, o aniversário de inauguração do templo etc.

Jesus, ao se tornar conhecido por seus feitos, certamente também era convidado para ir a festas, inclusive em uma delas transformou água em vinho, não é? Mas Jesus quer receber a todos nós em uma festa e todos recebem o convite, mas alguns de nós o desprezam.

O Filho do Homem conta, em Mateus 22.1-14, uma parábola para explicar o Reino do Céu. Ele sugere a seguinte situação: Um rei preparou a festa de casamento para o seu filho e mandou seus empregados chamarem os convidados; mas eles não quiseram vir e, ao serem chamados novamente, ignoraram, foram tratar de seus negócios, inclusive alguns convidados ficaram com raiva dos empregados e bateram neles. O rei ficou bravo e mandou matar todos aqueles. Então o rei, que já tinha preparado a festa, mas não tinha a quem receber, mandou seus empregados convidarem a quem encontrassem. Muitas pessoas vieram e, entre elas, havia um que não estava com roupas de festa; esse foi expulso da festa.  Jesus termina a parábola dizendo o versículo-tema de nosso estudo: “Pois muitos são convidados, mas poucos são escolhidos.”.

A história contada se parece com a de um povo muito citado na Bíblia, o povo de Israel. Mesmo o homem tendo caído em pecado, Deus quis trazê-lo de volta para si, dando a vida verdadeira, convidando-o, como vemos em Isaías 55.3: “Escutem-me e venham a mim, prestem atenção e terão vida nova. Eu farei uma aliança eterna com vocês e darei as bênçãos que prometi a Davi”. Mas o povo recusou o convite muitas vezes, até que Deus resolve convidar a todas as pessoas, por meio da morte e ressurreição de seu filho, Jesus Cristo. Agora, somos todos convidados.

Muitas pessoas, auxiliadas pelo Espírito Santo, estão recebendo esse convite com o coração cheio de alegria e gratidão, estando prontas a deixar qualquer compromisso para poder participar dessa festa. Mas é preciso estar bem vestido para poder ir à festa, e essa roupa nós não precisamos alugar, comprar ou costurar, pois ela nos foi dada de graça e por graça: é uma nova natureza, “essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente” (Colossenses 3.10). A roupa que devemos usar está muito bem especificada em Efésios 6.14-18. Confira quais são as peças de roupa!

Deus convida a todos nós; eu, você, nossos amigos, colegas de escola, faculdade, trabalho, vizinhos, parentes… Será que todas essas pessoas sabem que também são convidadas? Como está no texto de Efésios 6.15, devemos calçar, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz. Que Deus nos abençoe na divulgação dessa festa e que possamos convidar a todos os que encontrarmos pelo caminho!


Responses

  1. Muito bom texto Miguel,
    Vc sempre nos falou dessa festa, do banquete celestial, hehehhe
    É “o” momento que todos aguardamos, a festa no céu.
    Mas não podemos esquecer que nós convidados e com as roupas de festa devemos convidar outros para ela também, somos os servos do rei, e nosso trabalho é convidar.
    Que Deus nos ajude a fazer isso. Amém.
    Que bom que vc voltou a escrever aqui Miguel, abração!!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: