Publicado por: Miguel Dolny | 10 fevereiro, 2010

Fé-Ação-Ação-Fé-Ação-Fé ???

Versículo-tema: “Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé se ela não vir acompanhada de ações?” (Tiago 2.14a – NTLH).

Mais um ano se iniciou. Quantas promessas você fez? Quantos planos, vontades, ideias novas… Onde você encaixa Deus nessa história? Talvez nessa euforia toda você tenha se esquecido Dele, mas também pode ser que no centro de seus objetivos estejam os trabalhos na igreja, a vontade de levar Sua Palavra ao próximo, ser instrumento em Suas mãos. É muito bom quando estamos motivados pelo Espírito Santo a agir, viver segundo a vontade do Pai. Mas é difícil admitir que fracassamos quando nos esforçamos e aquilo que planejamos não acontece.

Ação. É disso que Tiago fala no segundo capítulo de sua carta. Esse texto é muito conhecido e nos alerta que “a fé sem ações está morta” (Tiago 2.26b). Conforme Efésios 2.8a, somos salvos por meio da fé. Sendo assim, se não agirmos, e assim nossa fé morrer, não seremos salvos?

Não somos salvos por nossas próprias obras, pela nossa própria inteligência ou força. Recebemos a salvação como “um presente dado por Deus” (Efésios 2.8b). Somente estando unidos com Jesus, poderemos fazer “as boas obras que Ele já havia preparado para nós”, como o texto de Efésios nos diz mais adiante.

Então podemos inverter a ordem das palavras de Tiago no versículo-tema, ao concluirmos que, não há como haver ação se não houver fé. Não adianta querermos elaborar os melhores projetos para a JELB, estabelecer comissões que atinjam milhares de pessoas, ou mesmo falar do amor de Deus ao nosso amigo, se não estivermos motivados por esse amor. As ações, ou boas obras, já foram preparadas por Deus para nós. Precisamos conhecer Sua vontade para nos engajarmos nessas obras.

E a vontade de nosso Pai amado está bem clara em Sua Palavra. 2 Timóteo 3.16 e 17 nos dizem que “toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para (…) ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações”.

Começando um novo ano, essa nova fase, coloque em seus planos a leitura diária da Bíblia, ela é alimento espiritual. Dedique-se também à oração, assim como ir aos cultos, receber o corpo e sangue de Cristo na Ceia. Dessa forma estamos nos preparando para agir. E que Deus nos abençoe!


Responses

  1. Muito bacana mesmo!!!

    Parabéns,

    Josias

  2. Miguel, muito válida a reflexão, pois somos bons para fazer planos, mas não tão bons em executá-los…que seja o amor de Deus por nós a nos motivar a fazer as obras em favor do nosso próximo, confirmando assim que temos a fé que dizemos ter. Abraço a todos.

  3. “Uma pessoa que não faz o que Deus ordenou revela que realmente não tem fé em Deus.” Clemente de Alexandria (195 d.C.)
    Até os primeiros cristãos confirmavam que a fé sem obras é morta. Nesta pagina se vê mas passagens da igreja primitiva sobre este tema… http://www.aigrejaprimitiva.com/dicionario/FÉ.html


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: