Publicado por: Luise Lüdke | 20 fevereiro, 2010

Amizade: perfume da vida

Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver. PV 27.9

Quantos amigos sinceros você tem? Você pode contá-los nos dedos ou se perde nas contas? Recentemente me mudei de cidade e deixei a companhia de muitos amigos. Senti e ainda sinto muita falta da convivência com aqueles que me conhecem, que sabem das coisas que gosto, dos problemas que enfrento e do que me causa alegria. Sinto falta do olhar daqueles que sabem quem sou verdadeiramente.

Isso me fez refletir fortemente sobre o que é a amizade. Em uma busca pela internet, achei o seguinte significado em um dicionário online: Uma espécie de semelhança entre pessoas, um ser que seguirei até o exílio, que defenderei com todas as minhas forças, é uma disposição permanente que decorre de uma escolha livre e recíproca. E ainda segundo Aristóteles, a amizade é uma virtude, um fruto do hábito e da vontade. Ou seja, somos amigos dos que são semelhantes a nós e de quem nós escolhemos de livre vontade.

Ser amigo de pessoas com as quais nos identificamos e gostamos é fácil. Amamos essas pessoas de forma bastante espontânea, as defendemos e ‘seguimos até o fim’. E aqueles que têm um estilo de vida totalmente diferente do nosso, aqueles que se vestem diferente, que falam diferente? E aqueles que gostam do estilo de musica que mais odiamos, que fazem coisas que detestamos? E aqueles que não acreditam em Deus? Pela definição de amizade acima, eles poderiam ser nossos amigos? Nós os escolheríamos, os defenderíamos?

Deus nos deu um mandamento: ama teu próximo como a ti mesmo! E pelo amor que Deus nos revelou em Jesus que morreu na cruz por nós, hoje somos livres pra servir e escolher por vontade própria amar também aqueles que são diferentes de nós. E apesar das diferenças que afastam as pessoas, ainda temos semelhanças indiscutíveis que nos unem: somos igualmente pecadores, somos todos filhos do mesmo Pai e dependemos da Sua bondade que nos perdoa os pecados!

Além do mais, temos Jesus que é nosso melhor amigo. Ele escolheu por vontade própria morrer por nós, apesar de muitas vezes escolhermos caminhos que não nos levam até Ele, apesar de não sermos seus amigos fiéis. Olhando para Jesus como exemplo de amizade e amor escolho hoje permitir que outras pessoas se aproximem de mim, escolho não julgar os que me rodeiam e dar uma chance para que novas amizades verdadeiras nasçam, para que nelas eu tenha a oportunidade de testemunhar, louvar e adorar a Deus em comunhão com meus irmãos!

É nessa comunhão que encontramos forças e ânimo para continuar a viver em Cristo! Que Deus nos ajude nessas escolhas que perfuma nossas vidas!


Responses

  1. Oi Luise,
    Adorei a escolha do versículo, pois lembrei de um congresso distrital em Palmas/TO onde teve por lema justamente este versículo. Realmente é difícil mudar de cidade, fazer novos amigos ou sustentar amizades antigas e agora distantes. Um dia li que amigo é aquele que sabe tudo a seu respeito e mesmo assim ainda gosta de você, hehehe. Pode ser, mas não importa a distância e o tempo para amizades sinceras, talvez estes amigos não saibam mais tudo a seu respeito, mas pode ter certeza que continuaram gostando de você, sinto isso em reencontros com amigos que não vejo todos os dias, nem todos os anos, como é bom pensar neles, orar por eles e dar aquele abraço apertado no reencontro. Amizades vem, vão e algumas ficam, que bom saber que temos um grande amigo que veio e fica em nosso coração.
    Super beijo para meus amigos sinceros.
    Até mais.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: