Publicado por: jerritomm | 7 março, 2010

PODER DA ORAÇÃO, PODER DE DEUS

Esses dias atrás eu estava lendo o devocionário “Cinco Minutos com Jesus” e a leitura bíblica do dia me chamou muito a atenção, me impressionou mesmo. Separei alguns versículos para dividir com vocês.

Salmos 18.6,9,10,16,19 – “No meu desespero, eu clamei ao Senhor e pedi que ele me ajudasse. Do seu templo no céu o Senhor ouviu a minha voz, ele escutou o meu grito de socorro. […] Ele abriu o céu e desceu com uma nuvem escura debaixo dos pés. Voou nas costas de um querubim e viajou rápido nas asas do vento. […] Lá do alto, o Senhor me estendeu a mão e me segurou; ele me tirou do mar profundo. […] me livrou do perigo e me salvou porque me ama.”

Atraiu-me nessa passagem o fato de mostrar Deus agindo, se movendo, se deslocando dos Céus em direção a Davi, que clama desesperado por ajuda. Engraçado é que uma passagem dessas não deveria nos causar surpresa, já que Jesus deixou o Céu, se tornou um ser humano e nos salvou através de sua morte e ressurreição. Mas o que podemos tirar dessa passagem e de toda a obra de Jesus em nosso favor?

Nossas orações, que dirigimos a Deus todos os dias, em meio à angústias ou não, muitas vezes as fazemos sem muita esperança de receber resposta, nosso costume de colocar nossos pedidos nas mãos de Deus com a frase no fim “seja feita a sua vontade” faz com que muitas vezes deixemos de esperar que Deus atenda às nossas orações.

Mas o que esperamos de Deus?

Esses dias, tive uma experiência interessante com isso. Em um domingo desses, estava conversando com uma amiga, falávamos de nossas angústias, eu estava desempregado e desesperado porque teria que vender minha moto, não tinha mais dinheiro nem para pagar as prestações. Minha amiga também estava com algumas preocupações diante de dúvidas diante do futuro, entre outros problemas. Naquela noite ela me mandou uma mensagem pedindo que eu orasse por ela. Respondi e pedi que ela orasse por mim. Naquela noite nós oramos pelos nossos problemas e um pelo outro. Na manhã seguinte recebi um telefone, me chamando para levar meus documentos numa escola para ser contratado. Sou sincero em dizer que fiquei assustado com isso. Não esperava por uma resposta de Deus dessa forma. Mas foi maravilhoso. Minha amiga também teve um pouco de seus pedidos atendidos, de uma forma muito mais complicada, mas posso dizer que foi uma intervenção divina.

Em função do que foi dito, o que podemos esperar de Deus, o que devemos esperar de nossas orações. Uma frase me incomoda, as pessoas falam no poder da oração, eu prefiro falar no poder de nosso Deus que nos escuta sempre. Por isso, acredito que Deus está sempre descendo de seu templo no céu para vir nos ajudar a resolver os nossos problemas, nos segurar para não caírmos, nos salvar em todos os momentos.

O que precisamos é prestar mais atenção nas coisas que acontecem na nossa vida, na verdade não há um só momento em que Deus não deixe o céu e esteja realizando coisas na nossa vida, nos livrando de problemas e perigos que nos cercam. Gostamos de falar em sorte ou em acaso, mas quem crê em Deus não pode acreditar em sorte e acaso, tudo tem seu propósito e o Senhor por trás.

E o que devemos fazer quando não somos atendidos? Bom, podemos continuar pedindo e esperar, também podemos avaliar a real necessidade do que estamos pedindo e concluir que Deus não nos atendeu porque Ele, na sua sabedoria, acha que não precisamos do que pedimos, mas sim de outras coisas, as quais Ele está nos dando agora ou nos dará no futuro. Enfim, é sábio sim dizer em nossas orações dizer “seja feita a sua vontade”, Jesus orou assim e aceitou a vontade do Pai que não lhe atendeu seu pedido quando estava prestes para ser entregue para ser morto. Mas aquilo que está afligindo nosso coração, devemos colocar diante de Deus, não importa o tempo ou as circunstância. Deus nos ajudará no momento certo.

Deus nos ama. Nessa confiança devemos fazer nossas orações, Deus nos dará tudo o que precisarmos, virá sempre ao nosso encontro para nos amparar, nos ajudará em todas as nossas dificuldades. Oremos sempre, por nós, por nossos amigos, por todos que você conhece as necessidades. Deus certamente te ouvirá.


Responses

  1. De certa forma, quando dizemos “seja feita a tua vontade” me parece que estamos mais uma vez pedindo que Deus nos dê capacidade para compreender a vontede dele e, quando não a compreendemos, que pelo menos possamos aceitá-la. Afinal, de uma forma ou de outra, quer peçamos ou não, a vontade de Deus sempre será feita.

    Isso me leva a seguinte conclusão: não temos muito o que esperar de Deus como efeito da nossa oração. A vontade dele será feita, e nossa oração é também a vontade dele se cumprindo…

  2. Ótimo texto, como sempre, Jerri. Teus textos sempre me atingem em cheio.
    Meu pai (pastor) costuma dizer: Deus tem 3 respostas para tuas orações – sim, não e espera. Para algumas das minhas orações, posso sentir o sim imediato. Mas interessante é saber que em várias orações, obtive o espera, pois foram atendidas no momento que Deus achou melhor, no tempo Dele.

  3. Orar é um exercício de fé muito importante. Complicado as vezes, quando queremos q Deus resolva os nossos problemas da maneira que nós queremos, o que em muitas ou na maioria das vezes não é a forma certa. Mas orar também é um pedido de Deus para que o tenhamos como amigo, com quem repartimos nossas dores, anseios, esperanças, sonhos. Digo que o que sentimos no coração devemos pedir a Deus, é o que Ele gostaria que fizéssemos. Mas por outro lado, o que Deus quer é que confiemos em sua sabedoria para aceitar a resposta que Ele tem para nós: Sim, não, espera.
    Para mim, tenho q fazer um esforço para pedir por coisas mais específicas nas minhas orações, muitas vezes tenho dito apenas que Deus me guie por seus caminhos, que me fortaleça, que me mantenha na fé. Mas acredito que Deus realmente quer que peçamos tudo o que queremos realmente, como fazemos quando dividimos com um amigo os nossas vontades, Deus também quer ouvir isso também. Acredito que esse é um bom exercício na oração, mas tenho por certo que tudo acontecerá de acordo com a vontade dele para o meu bem, um “bem” bem melhor do que eu peço nas minhas orações.

  4. DEUS sempre nos escuta, mtas vezes não entendemos o agir de DEUS em nossas vidas e achamos que ele não nos ouviu. Mas DEUS faz tudo conforme a sua vontade e não a nossa vontade.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: