Publicado por: Daniela | 27 maio, 2010

Teatro na escola bíblica – Contando Histórias!

Trabalhar com crianças é fantástico. É claro que envolve muita responsabilidade, cuidado e muita criatividade para prender a atenção dos baixinhos, principalmente na hora de contar Histórias da Bíblia.

Na psicologia é sabido que a personalidade de uma criança se desenvolve até os 5 anos de idade. Portanto se conseguirmos colocar raízes cristãs nesta criança, faremos um grande bem a ela. Por isso a importância de ensinar a Palavra de Deus ás crianças. Um local muito propício certamente é na Escola Bíblica infantil.

Hoje na igreja cristã muito tem se falado que uma das estratégias mais significativas para o evangelismo é o trabalho missionário com crianças. A igreja luterana vem trabalhando neste sentido. Hoje muitas escolas bíblicas tem como foco a missão. Levar o evangelho de Jesus Cristo a todos, também ás crianças.

Acredito que caminhamos corretamente e podemos ensinar a Palavra de Deus não somente ás crianças da congregação, mas ás crianças do bairro, da cidade. O grande desafio é em transmitir a Palavra de Deus de uma forma que as crianças entendam e guardem em seus corações as histórias maravilhosas que encontramos relatadas na Bíblia, cuja principal é a boa nova do evangelho “que Jesus é o nosso Salvador”.

É neste contexto que quero falar que o teatro é uma excelente forma de atrair a atenção das crianças. Crianças gostam de coisas novas. Gostam de novidades. Qualquer pessoa que já foi professor (a) de Escola bíblica sabe do que estou falando. Se você chegar e ler uma historinha, sem ação, as crianças não prestam atenção. É preciso contar com ação, trazer figuras, objetos, envolver a atenção da criança, para que a Palavra de Deus seja assimilada.

Uma das formas muito interessantes de se contar Histórias Bíblicas é através do teatro. Colocar a criança como personagem. Elas adoram. A história acaba sendo uma brincadeira e certamente elas compreendem melhor.

Tomemos como exemplo a passagem em que Jesus escolhe os 12 apóstolos (Mc 3. 13-19). A professora ou professor pode representar Jesus e ir chamando cada criança como se fosse um apóstolo, fazendo com que a criança se apresente “Eu sou Pedro; eu sou João… e assim por diante.” A criança vivência a cena, e a história faz sentido a ela.

Usar o teatro na escola bíblica para contar uma história bíblica é ser criativo e atrativo para as crianças.

Marlus Seling, 2010.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: