Publicado por: jerritomm | 31 janeiro, 2011

JUVENTUDE NERD

2 Timóteo 3.15,16 – “E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus. Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver”.

Deuteronômios 6.6-9 – “Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões.”

Estudar é para muito poucos um prazer. O número dos chamados “CDFs” é relativamente pequeno nas escolas. Os também conhecidos como “NERDs” são um grupo que muitas vezes sofrem pelo fato de se aplicarem aos estudos, de tirarem notas boas e de terem um comportamento mais reservado e metódico. São excluídos dos grupos mais “populares” e acabam vivendo em seu universo de livros, informação e conhecimento. Porém, com o passar do tempo, vindo a vida adulta, os estudiosos do passado se tornam muito promissores em suas carreiras profissionais, exatamente por possuírem o perfil de serem aplicados e de terem um conhecimento bastante elevado. Como diz um vídeo do Youtube: “O nerd de hoje é o cara rico de amanhã”.

Na igreja, nós temos alguns momentos de estudo: a escolinha bíblica, a instrução de confirmandos, a juventude, reuniões de senhoras, reuniões de leigos, os estudos bíblicos e o culto. São momentos de aprendizado importantes e que deveriam fazer parte de nossa rotina cristã. Contudo, o que realmente sabemos sobre a Bíblia e suas doutrinas é relativamente pouco. Quando somos confrontados com pessoas de outras igrejas, nos enrolamos para falar sobre o que cremos. Dizemos que temos a DOUTRINA correta, mas nem sabemos direito qual é essa doutrina. E se sabemos um pouco da doutrina, não sabemos como defendê-la com argumentos bíblicos. Talvez esteja na hora de nos tornarmos um pouco mais “NERDs” e “CDFs” no que se refere a estudar a Bíblia e sua doutrina.

O grande momento de aprendizado em nossa igreja é a Instrução de Confirmandos. Geralmente um período de um a três anos que estudamos as doutrinas fundamentais de nossa igreja. Decoramos algumas partes do Catecismo Menor e alguns versículos da Bíblia. Passado o período de Instrução, somos confirmados e damos adeus aos estudos. A partir daí, nos tornamos assistidores de cultos e estudos. Estudamos muito pouco depois disso.

No Antigo Testamento, Deus pediu que o seu povo repetisse sempre a sua Lei! Que escrevesse ao redor de suas portas e que amarrasse nos braços e na testa o seu ensinamento. Porque dessa forma, a sua palavra alcançaria o coração. O pastor Timóteo foi ensinado desde pequeno sobre a Bíblia e se tornou um grande homem de Deus e levou a salvação a muitas pessoas.

A Bíblia é o livro que traz informações que nos dão a sabedoria que leva a salvação. Se ser CDF na escola pode fazer com que uma pessoa se torne o cara rico de amanhã, ser NERD com relação a Bíblia e sua doutrina pode nos tornar possuidores de uma riqueza incomparavelmente maior do que a deste mundo. Porque este mundo e tudo o que há nele passa, mas as riquezas acumuladas no céu jamais passarão ou desvalorizarão.

O que fazemos na nossa juventude ajudará a nos tornarmos o que seremos no futuro. Por isso, ao ser confirmado, não é hora de esquecer o Catecismo e a Bíblia em um canto, mas é hora de elevar o nível de estudo. Passamos pela Educação Infantil (Escola Dominical), pela Instrução de Confirmandos (Ensino Fundamental ou 1º Grau) e depois disso é preciso buscar mais. Os estudos no grupo de jovens, em nossas casas, nos cultos e estudos bíblicos podem se tornar nosso Ensino Médio e Faculdade. Precisamos buscar isso, sermos mestres e doutores no conhecimento bíblico, porque não há conhecimento maior e que mais precisa ser buscado do que ele.

A Bíblia é Inspirada por Deus. É Deus nos dando aula sobre a salvação, sobre a nossa vida, sobre tudo o que é mais importante. Então, vamos buscar isso, vamos tornar nossa juventude espaço de aprendizado. Vamos cantar, louvar, brincar, mas principalmente estudar a Palavra de Deus e nos tornar NERDs e CDFs na palavra de Deus. Que Ele nos ajude e nos guie para conseguirmos alcançar isso. Amém.

 


Responses

  1. Participe, diga o que acha!!!!
    Compartilhe sua opinião e sentimentos!!!!
    Vc é um nerd Cristão, deseja ser, ou acha que não é esse o caminho?
    Esperamos por sua participação!!!
    Abraço

  2. “Todos neste mundo devem ser sábios. Ter sabedoria é tão bom quanto receber uma herança. A sabedoria é melhor do que o dinheiro. A vantagem da sabedoria é que ela conserva a vida da gente.” (Ec 7, 11-12)
    Ser um NERD da Palavra de Deus não torna a pessoa melhor do que ela é, conheço várias pessoas que são ateus, mas conhecem a Bíblia melhor do que muitos cristãos! O que nos diferencia deles é justamente o que eles não têm, a Fé em Cristo Jesus. Devemos ser sábios na palavra de Deus, sim, mas primeiro, esteja firme na Fé, por que sem ela a sabedoria “… é ilusão, é como correr atrás do vento.” Ec

  3. Olá Martin,
    Com certeza, apenas ter conhecimento bíblico naum resolve muita coisa. No tempo de Jesus, os mestres fariseus eram doutores em bíblia, contudo, faram em sua maioria, incapazes de reconhecer a Salvação que estava diante deles. Mas, nós que somos cristãos, acreditamos em Jesus como nosso salvador, precisamos ser mais do que apenas escutadores de sermões e estudos, devemos buscar de maneira mais efetiva o conhecimento de nossa salvação. A conhecer somente não salva, mas o desconhecer também não. Como cristãos precisamos nos fortalecer com a palavra de Deus, e este conhecimento será instrumento para o Espírito Santo agir em nós para fortalecer a nossa fé e através de nós para despertar a fé em outros.

    Valeu pela participação Martin.
    Vc trouxe a fé para a discussão, e como Luteranos ela não pode ficar fora do assunto.
    Abraço

  4. Valew Jerri!
    Agora que estou em um assunto que eu diria, mais a minha cara(kkkkk), decidi comentar!
    O que você escreveu Jerri faz todo o sentido, foi bem preciso no cara rico de amanhã, se as pessoas se ligassem mais nas riquezas que terão no céu e menos nas riquezas materiais, afinal tudo aquilo que temos ñ irá conosco p/ o céu mas, sim o que somos é que fará a diferença, quanto mais nós formos NERD’s da Palavra de Deus e mais nossa Fé estiver fortalecida mais riquezas acumularemos na Vida Eterna! Estude, reflita e viva a Palavra de Deus, NERD’s!

  5. Saudações em Cristo Jesus: Jovens cristãos, acordem!
    Faltou o principal!
    Faltou na postagem e nos comentários, o principal.
    Compararam estudo em em grupos de jovens, em casa e na igreja como ensino médio e faculdade, sim participem deste ensino médio, faculdade, participem mesmo! Mas falta algo importantíssimo!!!!
    O que faltou?Leia primeiramente na Bíblia o que Jesus disse:
    “Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome, e o que crê em mim jamais terá sede.”João 6:35
    Vocês se alimentam diariamente? Ou fazem refeições só nos estudos e cultos? VOCÊS TEM QUE SE ALIMENTAR DIARIAMENTE DA PALAVRA!!!!!
    Não é questão de “conhecimento” ou ser nerd, é sobrevivência em Cristo!
    Em Gênesis 1.3 está escrito “Disse Deus:Haja luz, e houve luz” e nos seguintes há todo o relato da criação, das coisas que passaram a existir porque Deus = DISSE. Isto nos é confirmado em Hebreus 11.3 “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.” ISTO QUE É PODER! DEUS FANTÁSTICO E PODEROSO, ELE FALA, E AS COISAS SÃO CRIADAS, SE ESTA PALAVRA DE DEUS TEM ESTE TREMENDO PODER, COMO REJEITÁ-LA DIARIAMENTE??????
    Hebreus 10.37-38
    “Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;
    todavia, o meu justo viverá pela fé; e:
    Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.”
    Vocês precisam se alimentar diariamente, assim estarão aptos a cumprir a ordem de Jesus “Ide”, há muitos que não o conhecem, e o mundo está cada vez mais difícil. Vocês tem que viver a sua fé e não somente tê-la. Tem que ter coragem e intrepidez de declará-la em qualquer situação, tem um vídeo de um garoto luterano de 11 que fala publicamente como Jesus é declarado em vários livros da Bíblia, inclusive do Antigo Testamento. No final ele declara a sua fé, vejam no http://contagemregressivapara.blogspot.com
    na postagem “Muito sério!”
    Espero que meus filhos, todas as crianças, pré-adolescentes, adolescentes, jovens declarem a sua fé. Que na vida adulta sejam pais, profissionais , enfim pessoas, que testemunhem a sua fé e convivam como verdadeiros irmãos cristãos em suas congregações, sempre motivando e consolando uns aos outros conforme o texto destaque de um congresso há muito tempo atrás “…procurai progredir para a edificação da igreja…”
    Cristina Jerche Haubert

  6. Olá Cristina, fico feliz com a sua participação, apesar da crítica. Gostaria só de fazer uma pequena defesa do que escrevi. Neste texto, não era intenção esgotar o assunto e falar tudo. Apenas fiz uma abordagem do tema e algumas comparações que são do constexto geral dos luteranos. É apenas um incentivo ao estudo da palavra. Que seja mais do que um participar, mas uma busca com maior empenho e profundidade da palavra de Deus. No meu ponto de vista, o q vc falou está implícito no processo de crescimento que Deus pode realizar através de sua palavra em nós.
    Que Deus nos Guie e que seu poder aja em nossos corações e seja eficaz através de nós.

  7. Não entenda o comentário como uma crítica ou ataque pessoal, nos últimos 5 anos tenho participado de uma congregação onde as pessoas interpretam tudo como crítica e da pior maneira, mas os irmãos em Cristo devem se admoestar. Nesta doente congregação onde participo, não se tratam como irmãos, as poucas jovens que assumem um “rodízio”de cargos distritais, fazem por “status” de liderança e não demonstram frutos conforme a Palavra “Pelos seus frutos os conhecereis” e nem ao menos participam da juventude local, que é somente 1 vez por mês justamente pelo desinteresse dos participantes, nas últimas 3 reuniões nem participaram, ou seja, nos últimos 3 meses, e pior, 2 vezes seria na própria casa destas pessoas, preferem repassar injustamente a culpa ao pastor. O pastor estuda, ora, prepara, convida, avisa e no entanto parecem não ouvir. Diante disto decidi que vou mandar moção ao nosso distrito para participar das eleições somente candidatos autorizados pelo pastor, que recebam a autorização pela participação e envolvimento positivo na congregação, não simplesmente contar presença, mas presença e principalmente comprometimento.O mundo classifica as gerações em X,Y, etc, cada uma refletindo a sua época, a tecnologia, seu ritmo,no entanto, nos últimos 22 anos, apesar da mudança de contexto a nível mundial, não notei nenhuma mudança específica referente aos problemas das juventudes, parecem os mesmos problemas. Há líderes, a nível de congregação, distrital e nacional que realmente se comprometem, alguns jovens que não são líderes mas que se comprometem e outros tantos desanimados. O desânimo vai muito além das mudanças hormonais de adolescentes, o desânimo reflete na maioria das vezes o desconhecimento da doutrina e da Palavra. Pode-se até haver momentos na vida de altos e baixos, onde as dificuldades, as circunstâncias deixam os cristãos mais “lentos”, porém, saí da fase da juventude já faz tempo e entrei na fase de observadora e constatei que o problema é um só, falta da Palavra diariamente, pois a Palavra diária leva ao fortalecimento da fé, uma alegria ao servir e disposição ao serviço apesar de qualquer dificuldade.Os jovens não podem simplesmente esperar serem motivados, esperar algo de alguém, a transformação vem de dentro através da Palavra e Ceia, a transformação verdadeira só é fruto da presença real de Cristo em suas vidas , esta transformação não acontece se fizerem tudo somente por mera tradição, até na tradição deve haver consciência do que é verdadeiro e o que for praticado por tradição que seja com um sentido real de fé. É necessário que os jovens tenham uma alegria impossível de segurar e passar isto a todos com que convivem com eles e em qualquer lugar, sendo eles próprios os motivadores. Não se deve esperar motivação e sim motivar.Como mãe vejo que minhas crianças estão crescendo tão rapidamente, não quero que eles decorem nada para a confirmação, quero que eles realmente entendam o significado de confirmar o batismo, de viver e servir ao SENHOR e que vivam isso intensamente.Gostaria que eles convivessem numa união juvenil ativa e forte em santa união, mas desconheço tal realidade e isso me preocupa muito. Irmãos se incentivam naturalmente, admoestam(não simplesmente críticam), consolam-se mutuamente, oram juntos, louvam juntos, brincam, passeam, sempre com a melhor companhia JESUS. Sabem de fato porque não fornicar, porque não se masturbar, porque não se drogar, nem se embriagar, não por legalismo, mas porque sabem que liberdade cristã não é libertinagem e que o corpo é templo do Espírito Santo. Talvez neste nosso imenso país, até existam juventudes saudáveis, talvez estas deveriam REFLETIR seus exemplos pela JELB, para as demais juventudes doentes aprenderem com elas, mas com certeza , se elas existem, existem por comprometimento de seus jovens com a Palavra e com Cristo.A graça é algo fantástico e jamais podem ser desperdiçada as oportunidades de noticiar tão belo presente, e os nossos jovens deveriam ter a energia e alegria em transmitir esta boa nova. Procurei notícias durante o congresso sobre o mesmo, e achei uma entrevista em uma tv local, onde foram entrevistados alguns jovens e nenhum jovem entrevistado em nenhum momento testemunhou. Isto é preocupante e pensei no que poderia ser feito. Vou orar pelos jovens no entanto acho que está mais do que na hora de lançarmos um movimento para honra e glória do Senhor, para jovens luteranos se tornarem intrépidos em sua fé, dentro da Palavra e DENTRO da nossa doutrina, um movimento “Vivendo em Cristo”.

  8. Olá Cristina, compartilho contigo desse sentimento e de tudo o que vc disse. Entendo a sua revolta diante dessa realidade luterana. Os jovens muitas vezes estão mais preocupados “ficar, sair, em viver o mundo” e Deus é alguém q é secundário na vida, não está na prioridade das escolhas de vida.
    Desculpa por ter te entendido mal, eu me senti um pouco atacado com o q vc escreveu e acha q talvez a sua revolta precisa ser expressada de outra forma. As vezes o confronto direto naum resolva e é preciso ir mais devagar para poder no futuro alcançar algum resultado.
    Espero q vc consiga fazer algum progresso na sua realidade. E que Deus ajude, pq é um trabalho muito árduo e muitas vezes encaramos dolorosas derrotas.
    Mas tudo está nas mão de Deus e é essa a nossa esperança!!!!

  9. Fechando o assunto, não voltarei a comentar aqui, por este meio, sobre o mesmo, só que eu gostaria de entender literalmente o que você quis dizer com expressar sua revolta de outra forma, sem confronto direto. No que diz respeito aos comentários, prefiro não me omitir, uma vez que decidi iniciar uma luta por uma juventude melhor para os meus filhos, principalmente agora que o mais velho se encontra no início da fase de transição, já a pequena tem alguns anos pela frente de Escola Dominical. Aos domingos confessamos nossos pecados, pois apesar de 100%santos, enquanto tivermos carne para tocar(conforme disse Lutero), somos também 100% pecadores,e mesmo que haja análise diária, há este momento tão especial ,antes de iniciarmos o culto propriamente dito, de confessarmos os nossos pecados tanto pelo que fizemos como pelo que deixamos de fazer.Portanto se omitir é pecar.O triste é que passados tantos anos, a juventude(generalizando) está estagnada nos mesmos problemas.Já não tenho a mesma energia de quando participava ativamente na juventude da minha congregação e no distrito .E também não estou mais nestes lugares.Eu gostaria muito de acreditar que existem algumas(ou muitas) juventudes por aí saudáveis, e eu , meu esposo e meus filhos estamos dispostos a viver num lugar saudável assim se esta for a vontade de Deus. Pois infelizmente conheci uma realidade neste atual local, no qual não vejo esperança, somente uma intervenção direta do Senhor, pois para ele não há impossíveis.Corações duros, vaidades, desejo de auto-satisfação, orgulho, praticamente desejam uma igreja delivery e a sua moda. Parece um terrível julgamento, talvez se fosse eu lendo este texto também tenderia a interpretar assim, no entanto é bíblico que pelos seus frutos os conhecereis e que também há momentos de sacudir as sandálias.É forte, mas infelizmente é realidade. Trabalhei nesta realidade por 4 anos e meio até conseguir colocar uma escolinha dominical nos moldes da IELB, e na hora de cada um assumir para valer o trabalho e dar continuidade, fiquei em depressão em ver a falta de comprometimento com Deus e o desleixo com as 35 almas daqueles pequeninos. O pastor tem trabalhado muito, lutado muito e chorado muito, pois não há comprometimento e nem ao menos aceitam missão, acham que a igreja existe para estar somente voltada para si mesma e dar continuidade a antigas tradições de famílias, segundo a própria vontade dos mesmos. Só resta a esperança que no Senhor nosso trabalho não é em vão. Parece um solo infértil. Por meio ano chorei, me entreguei as lágrimas, a depressão, e não consegui conviver com doentes, pois sentido-me doente queria um ambiente saudável,mesmo sabendo que a igreja é justamente para os doentes,senti uma enorme necessidade de conviver com pessoas que realmente se tratassem como irmãos e não encontrando, por que então prosseguir?Quase desisti por completo de ir a igreja, e somente agora, embora ainda magoada, mas contando com a força do Senhor que estou pronta para lutar e não desistir, porque o que o inimigo quer é justamente nossa derrota, mas Deus é fiel e jamais nos abandona e nos toma pela mão e nos levanta. É triste quando o vale da sombra da morte parece ser o ambiente onde deveriam estar os irmãos.Quanto as moções, não é um ataque ou confonto direto, mas uma questão de lógica a se observar, como por exemplo, se no distrito em que participa tem comissão de Escola Dominical, o que uma pessoa tem a acrescentar nesta comissão se não se envolve de maneira nenhuma com a Escola Dominical de sua congregação? Não é o caso de nosso distrito, pois tanto a comissão anterior como a atual são uma bênção. No entanto na minha congregação tanto as pessoas que se envolvem em liderança distrital de servas e jovens não se empenham nos departamentos locais. A serva foi somente em uma reunião em 2.010. Isto não é questão de julgamento é apenas constatação dos fatos. No entanto estes mesmos se comportam de maneira impiedosa na cobrança a outros líderes.Então cansei de deixar de falar para não ofender aos outros, pois importa mais agradar a Deus do que aos homens, e não é fechando o olhos ao que está errado é que as coisas vão mudar, mas enfrentando o que tiver que enfrentar de frente.Do modo que está não dá para continuar, e isto nos remete a um só ponto, se seguimos a Palavra, se nossa doutina é pura, se o pastor prega a Palavra, faz tudo de acordo com a Palavra e a Doutrina, se faz estudos, grupos de oração, departamentos, o que está errado então?É o comprometimento de cada um com Deus e a sua Palavra. Sei que estou me estendendo muito, mas certa vez um palestrante ( Pastor Gerhard Grassel), visitou a congregação onde eu participava quando jovem,e disse que há duas maneiras de vivermos com a Bíblia, ele literalmente colocou a Bíblia sob o seu pé o que chamou a atenção, e disse que uma é assim, sujeitarmos a Palavra a nossa vontade, e outra, a qual ilustrou colocando a Bíblia sobre a cabeça, é nos sujeitarmos a Palavra e é assim que tem que ser. Independentemente do seu modo de servir, temos que viver conforme a Palavra, e é a rebeldia a isto, a raíz dos males que rondam a igreja. Fiquei feliz ao ler os depoimentos dos jovens eleitos para a liderança da JELB, louvo a Deus que apesar de todas as circunstâncias, tem levantados jovens a servir ao Seu propósito, que tantos estes como os demais jovens de nosso país possam amar a Palavra e viver em Cristo, para que daqui há alguns anos possamos olhar para trás e dizer que apesar das circunstâncias no mundo terem piorado muito podemos ver que estes jovens que permaneceram e lutaram por uma santa união, são pais e servos consagrados em suas congregações, servindo a Deus com alegria e testemunhando a outros jovens de nova geração, geração dos meus netos.

  10. Calma gente, a temática era sobre ser um NERD da Palavra. Acho que, o que o Jerri quis dizer com “expressar sua revolta sem confronto direto”, é que toda revolta ou algo similar quando é confrontada diretamente só gera desentendimento, discordância, e mais algumas coisas piores, OK? Tudo beleza? Ensinar um jovem a viver à risca a Bíblia, coloca-la acima de nossa cabeça, só vai gerar rebeldia, que faz parte do jovem, isso é inegável. Devemos deixar os jovens viver a vida deles, não desajeitadamente e largada, mas sim livre p/ poder se expressar, até mesmo a Bíblia fala sobre a atitude dos jovens, “Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer. Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco.” (Ec 11, 9-10) Mover terra e céus para mudar a atitude dos jovens é inútil, mas podemos começar uma mudança com pequenos passos. Sabedoria não é tudo, o próprio autor de Ec afirma isso, mas agora estamos no começo de uma?? … Mudança! Legal!😀

  11. O seu comentário sugere exatamente que se coloque a Bíblia
    sob seus pés, pegar somente um versículo e interpreté-lo a seu favor e prazer é algo muito perigoso e típico de seitas, CUIDADO!!!
    Nós luteranos não somos seita!!!!
    Isto só vem provar e comprovar como os jovens luteranos estão equivocados e confundem a liberdade cristã. Não estamos sob a lei estamos sob a graça, a vida eterna vem única exclusivamente por Jesus, não é possível fazer nada para ir ao céu, basta lembrar Jo3:16 que todos sabem decorado. Se alguém não souber basta procurar na Bíblia. Já para ir para o inferno basta a pessoa fazer o que quiser.
    “Alegra-te, jovem, na tua juventude,e recreie-se o teu coração
    nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos;sabe,porém,que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.
    Afasta,pois,do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade.”Eclesiastes 11.9-10
    Comentário inserido na Bíblia Almeida Revista e Atualizada edição Bíblia da Mulher da Sociedade Bíblica do Brasil página 845:O pregador admoestou os jovens a buscar a Deus nos dias da juventude.Ele instruiu os jovens a aproveitar a vida, mas também a lembrar que o dia do juízo iria chegar.
    Comentário pessoal: o contexto histórico do A.T.(Antigo Testamento) para o povo de Deus é que eles viviam sob a lei, portanto jovens se recreando no A.T. é bem diferente do que HOJE muitos interpretam como “recreie-se o seu coração” .
    Mas não quero comentar mais,vamos ver o que a Bíblia diz.
    Vamos observar o que está escrito no N.T.(Novo Testamento)em Hebreus 6.4-8 aqui segue na linguagem atualizada, mas para quem quiser procure na linguagem de hoje:
    “É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim , é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia. Porque a terra que absorve a chuva que frequentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada recebe bênção da parte de Deus; mas se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada.”
    Não entenderam? Quem sabe lendo Apocalipse 21.6-8:
    “Disse-me ainda: Tudo está feito.Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim.Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho. Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber , a segunda morte.”
    Observação: Na Bíblia Almeida Revista e Corrigida a tradução de impuros é fornicadores.
    E Martinho Lutero, o que disse mesmo? “Ainda que a pessoa seja suficientemente justificada interiormente, segundo o Espírito, por meio de fé, tendo tudo o que precisa ter, a não ser que esta mesma fé e opulência tem que crescer dia a dia, até a vida futura – ainda assim a pessoa permanece nesta vida mortal sobre a terra, na qual é necessário que ela governe o seu próprio corpo e lide com pessoas. Aqui agora começam as obras; não se deve ficar ocioso; aqui por certo há que se cuidar para que o corpo seja exercitado com jejuns, vigílias, trabalhos e outras disciplinas moderadas, e seja subordinado ao Espírito,para que obedeça e seja conforme a pessoa interior e à fé, não se rebele contra ela ou a impeça, como é de sua índole, quando não coibida.
    Pois a pessoa interior é conforme a Deus criada à imagem de Deus por meio da fé, alegra-se e tem prazer por causa de Cristo no qual lhe foram concedidos tantos bens, razão por que tem uma só preocupação: servir a Deus co alegria e gratuitamente, em livre amor.
    Enquanto faz isso, eis que depara em sua própria carne com uma vontade contrária, que se esforça por servir ao mundo e buscar o que é seu. Isto o espírito da fé não pode nem quer suportar, e a agride com alegre iniciativa, para reprimir e coibi-la, como diz Paulo em Rm 7.22s.
    Visto, portanto, que não se pode viver esta vida sem cerimônias e obras, sim, que a fase fogosa e rude da adolescência tem necessidade de ser contida e preservada por estas barreiras…
    …é necessário às pessoas rudes e em idade fogosa que sejam contidas e dominadas pelas barreiras das cerimônias, inclusive férreas, para que seu espírito desenfreado não se lance no precipício dos vícios; contudo será sua morte se nelas perseverarem, na falsa idéia de justificação. Antes, devem ser ensinadas no sentido de que não são encarceradas desse modo para que, por meio disso, sejam justas e merecedoras de muitas coisas, mas para que não pratiquem o mal e possam ser instruídas com mais facilidade para a justiça da fé, o que não suportariam, por causa do ímpeto da idade, se esse não fosse reprimido.

  12. Esclarecendo, disse que não iria comentar mais, mas foi irresistível o comentário acima.
    Lá onde está escrito “basta lembrar Jo3.16″, ficaria melhor lembre-se de Jo3.16.
    Quanto a citação de Lutero, faltou fechar aspas, a citação vai até o final do comentário, é Lutero mesmo!
    Quanto ao ” ter ficado feliz com depoimentos dos jovens” que entraram para a liderança da JELB, em comentário anterior,isto deve-se ao fato de através dos depoimentos eles deixarem claro que “refletiram” e sentiram realmente vontade servir desta maneira ao Senhor, cada um com suas próprias palavras e pareceu autêntico, este elogio de modo nenhum é uma crítica a gestão anterior, a qual não conheço e nem estou a par do que fizeram ou deixaram de fazer. Para quem leu todos os meus comentários, deve ter percebido que não sou jovem, fui uma jovem ativa, e agora já não sou jovem. Mas voltei a me interessar pela JELB agora em 2.011, portanto procurei me inteirar do que estava acontecendo no congressão, quem são os líderes que estão chegando, os sites e blogs disponíveis, incluindo este.Uma série de circunstâncias locais, a nível de congregação e que através dela se estendem até o distrito, mostram que as coisas num âmbito geral não estão saudáveis por aqui , e que eu gostaria de colaborar para que o erro fosse combatido, e que as coisas fossem melhores para meus filhos, e inclusive comentei que o meu filho é quem está mais próximo da fase de juventude. No entanto a juventude como um todo me preocupa e tenho percebido desânimo em diversas partes e gostaria mesmo de conhecer as juventudes saudáveis, isto é literal e não ironia. Ao entrar pela primeira vez neste blog e ler uma postagem, achei e continuo achando que faltava a leitura diária na postagem “Nerd”, comentei, os comentários não são para atacar ninguém, e sim provocar os jovens a uma reflexão como o próprio nome do blog sugere. Debates são importantes, reflexão. Mais do que opinião pessoal, quero deixar bem claro o que a Bíblia diz e o que Lutero diz. Os jovens devem realmente refletir(como maneira de pensar), mas principalmente REFLETIR(como reflexo de luz) Cristo em suas vidas.
    Aos que interagiram comigo nos comentários, eu não os conheço, posso até não concordar com vocês em alguns pontos, e até responder com o que eu tenho por convicção, mas uma coisa reconheço em vocês, só o fato de debaterem é sinal que buscam um crescimento em Cristo. Então não levem para o pessoal, e continuem a debater em outras postagens, é importante este espaço. Como irmã em Cristo, embora esteja convicta de tudo que escrevi e não mudo, pois não se pode mudar a verdade, e reconheço na Bíblia a única fonte da verdade, e em Lutero um cristão autêntico, um teólogo que tem muito a nos ensinar,e como denominação não é atoa que somos luteranos, é uma herança e uma oportunidade que não pode ser desprezada, mas mesmo assim tenho que pedir perdão aos irmãos em Cristo que se sentiram ofendidos porque assim que se comportam os irmãos. Espero que a paz de Cristo e a sua verdade que liberta seja com todos nós.

  13. Olá Cristina,
    Entendo a sua angústia. É bastante frustrante lutar pelas pessoas e elas não aceitarem a nossa ajuda. Vermos uma realidade ruim, e as pessoas não quererem melhorar. Empenharmos nossas forças e tudo parecer em vão. Fico bastante triste com isso.
    Quando disse sobre a questão do confronto direto, é que algumas pessoas reagem bem quando mostramos a realidade ruim em q estão e elas aceitam a mudança. Outras porém, reagem mal a isso e encaram como uma agressão e retribuem com mais agressão. As vezes, como método de mudança, é preciso andar algum tempo ao lado das pessoas. Participar de seu mundo, sem necessariamente tomar parte. Quando as pessoas se vêem compreendidas, aos poucos elas vão se sentindo mais seguras para assumir mudança. Toda mudança é dolorosa, e a maioria das pessoas luta ferosmente contra toda e qualquer mudança sugerida por alguém de fora.
    Somos luteranos, e na maioria das congressões, as coisas são feitas do mesmo jeito a décadas e mudar isso é algo bastante complicado. Mas deve ser feito, não se pode passar a vida inteira assistindo as coisas acontecerem, a mudança deve acontecer, mas é preciso caultela também. Não se pode, no ímpeto de mudar, forças pessoas q naum estão prontas para essa transformação. Elas podem cair, e isso seria um mal maior. A compreensão é o caminho melhor. Estar ao lado nos permite ajudar as pessoas nas suas decisões, compreender pq são como são e ser instrumento para a ação de Deus. Estamos condicionados a Ele e devemos nos permitir agir dentro dos propósitos dele, aceitando o q Ele quer.
    É um caminho complicado, mas Deus nos dá as forças e a motivação, acredito que seus filhos já são uma motivação e tanto, pelos quais eu sei q vc vai lutar muito. Parabéns por essa iniciativa. São pessoas como vc q fazem com que alvos maiores sejam buscados, para além da mediocridade e do comodismo.
    Um grande abraço!!!

  14. Muito boa esta sua resposta, gostei muito. Acho que você deveria acrescentar um pouco mais neste conteúdo de “mudança” e transformá-la numa nova postagem, gostei mesmo!
    Que bom que há jovens cristãos como vocês, aquela postagem de outro jovem sobre “Lucas” está excelente.
    Daqui alguns dias vou visitar minha afilhada que foi ao Congressão, e saber a opinião dela sobre o mesmo. O curioso é que não temos uma proximidade e ela é minha afilhada por “adoção”, ou seja, quando meu esposo era solteiro ele foi padrinho dela, e eu nem a conhecia. Ela era ainda um lindo bebê quando foi ao meu casamento, e depois de diversas mudanças e distâncias voltei a reencontrá-la adolescente. Como não tivemos oportunidade de conviver, não sentimos aquela liberdade de conversar, as raras vezes que nos vemos, ela me trata como madrinha, com muito respeito e educação mas fica aquela visita meio estranha, onde não há muita intimidade. Mas porquê estou escrevendo isto? Não é à toa, não, é para contar que mesmo a conhecendo tão pouco, e conversando tão pouco, nas raras oportunidades que encontro esta afilhada,a Alissa, ela nos surpreende pelos seus frutos, como ela se dedica ao Senhor de diversas maneiras,é um show de menina, ela e a irmã são jovens consagradas, são umas bênçãos! A irmã dela já está para casar com um jovem luterano que é outra benção. Ou seja, existem jovens luteranos por aí REFLETINDO a luz de Cristo, espero que cada vez mais jovens exemplares como vocês possam ajudar as demais juventudes por aí que tem seus focos de desânimo.Deus abençoe a todos vocês.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: