Publicado por: Miguel Dolny | 10 fevereiro, 2011

Lucas, o nosso querido médico

Lucas, o nosso querido médico (…)” (Colossenses 4.14)

A frase de efeito “Religião x Ciência” aparece com certa frequência em capas de revista e publicações na internet. Muitos não-cristãos, céticos, simplesmente ignoram o cristianismo, dizendo não acreditar, mesmo sem conhecê-lo. Da mesma forma, existem cristãos radicais, que, mesmo sendo informados sobre os benefícios de certas descobertas científicas, não as dão credibilidade, e alguns até mesmo dizem que o homem está ‘brincando de ser Deus’.

Lucas, autor de dois livros da Bíblia (Lucas e Atos), era médico. Às vezes os cristãos se apóiam em seus livros para dizer coisas como: “você não precisa ir ao médico, tudo o que você precisa é orar e ter fé e confiar em Deus, que Ele vai curar você”, pois Jesus curou muitas pessoas. E lêem Atos e vêem que o Espírito Santo faz milagres, mas esquecem-se de reconhecer que muitas vezes Deus utiliza pessoas comuns, seja um menino ou um médico, para realizar seus milagres e curas. A grande questão sobre o médico não é que nós não precisamos dele, mas que Jesus é o “Médico dos médicos”.

Agora, imagine o quão bom seria ser atendido por um médico como Lucas?! Um médico que lhe diz qual seu problema físico e ora por você. Um médico que lhe pergunta: “como vai sua vida, sua família, como está na leitura da Bíblia, o que Jesus tem lhe ensinado, como está sua dieta, exercícios, como tem se sentido, como tem sido sua recuperação…”; e, por fim, ele estende suas mãos e ora por você. Não seria ótimo?

Para quem sente que Deus o tem chamado para a área da saúde, seja para ser médico, enfermeiro ou anestesista, Lucas é um grande exemplo. O que geralmente acontece é que as metas dos estudantes são se graduar e conseguir um ótimo emprego, que renda muito dinheiro. E Lucas passou por esse desafio: ele se graduou, terminou seus estudos, se tornou um cientista. Pode-se dizer que ele foi muito bem educado, seu grego era impecável, e se tornou também um grande historiador. Ele foi um homem culto numa época em que talvez 10% dos homens, particularmente em áreas rurais, recebiam educação, e ser educado ao seu nível era muito raro. No entanto, Lucas não resumiu sua vida a atendimentos médicos em maior número possível para faturar o máximo possível. Ele se privou de algum tempo de prática médica para viajar com Paulo, para fazer pesquisa investigativa, escrever livros da Bíblia, e assim ele utilizou sua educação e intelecto para a causa de Jesus.

Nessa época de volta às aulas, fica o desafio, não só para aqueles que sonham em ser médicos: de que forma podemos utilizar nossa educação, nossos estudos, para sermos bons servos de Jesus.

 

Texto baseado em trecho retirado de “Eyewitness to Jesus”, em “Luke’s gospel: investigating the man who is God”, do pastor Mark Driscoll. Para ver o texto original na íntegra (em inglês), acesse http://www.marshillchurch.org/media/luke/eyewitness-to-jesus.


Responses

  1. Muito bom Miguel, Gostei
    Esse ambiente médico, muitas vezes governado por ambições, tem um grande exemplo de médico. Lucas foi um médico de corpo e alma e ajudou a igreja em seu começo, sendo um pediatra quando a igreja ainda era criancinha. Que nós também possamos agir como Lucas em nossas profissões, e usar nossos dons para o reino de Deus de forma proveitosa!!!!

  2. Filhão, se há coisas que me fazem sentir muito feliz é, ouvir você fazer uma oração, ouvir você cantar, ouvir você falar de Deus. Ler uma reflexão destas, me anima a olhar com mais certeza o acontecimento Deus em nossas vidas. Um beijão de todos aqui em casa.

  3. Eita paizão orgulhoso, hehhehe

  4. olá!
    achei muito bonito este texto😀 faço medicina… faltam alguns anos ainda para eu me formar, mas vou usar isso a serviço de Jesus \o/


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: