Publicado por: Miguel Dolny | 4 março, 2011

Uma mensagem muito louca

Versículo-tema: “anunciar o evangelho (…) sem usar a linguagem da sabedoria humana, para não tirar o poder da morte de Cristo na cruz” (1 Coríntios 1.17 – NTLH).

É provável que, depois de voltar de um congresso de jovens ou de um retiro, ou então quando participou de um estudo bíblico interessante, você tenha se sentido motivado a comunicar aos seus amigos o amor de Deus, que nos deu a vida, que nos salvou, que nos perdoa… Mas, antes mesmo que essa motivação dê origem a uma faísca de ação, você se pergunta: “como será que devo falar? Afinal de contas, qual a maneira correta de falar ao meu próximo sobre o evangelho?”.

E a resposta é: falar sobre o evangelho.

O texto de 1 Coríntios 1.17-31 mostra o que precisamos para entender isso (esse é o momento em que você abre a bíblia, procura o texto e o lê).

Logo no começo do versículo 18 Paulo diz algo que não parece ser tão animador: “a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo”. Será que essas palavras não fazem sentido? Quando você pensou em falar da maravilhosa mensagem do evangelho para seus amigos, talvez tenha suposto que eles achariam tudo isso meio estranho. Afinal, quando muito, eles acreditam em Deus, imagine se acreditariam que um homem morrendo pregado em uma cruz poderia salvar a humanidade!

Pensando assim, normalmente começamos a bolar estratégias para falar do evangelho. Caracterizamos o público-alvo, e de que maneira precisamos falar para determinadas pessoas. Se for ao meu amigo que costuma contar mentiras por aí, devo falar de tal modo; se for ao cético, explicar a bíblia cientificamente; se for à garota que fica com todos os meninos, tenho que pensar em outra maneira de abordá-la; se for a alguém não-cristão, mas de alguma religião, outra forma; outra ainda para o meu vizinho; outra para o ladrãozinho; outra para o ladrãozão; outra para o viciado; outra para o homossexual; outra para o pervertido; outra para minha própria mãe; meu irmão… A lista continua e, será que você sabe a maneira correta de falar em cada uma dessas ocasiões? Ou, ao menos, em apenas uma delas?

Não se desespere! O versículo 18 é concluído assim: “mas para nós, que estamos sendo salvos, [a mensagem da morte de Cristo na cruz] é o poder de Deus”. Você acredita que Deus tem poder? Você acredita que Jesus morreu na cruz carregando todos os nossos pecados? E você acredita que Ele ressuscitou, e nos deu nova vida? Acredite! Isso não é loucura! Esse é o poder de Deus!

Muitas vezes ficamos com medo de falar do evangelho porque pensamos que não vamos saber direito o que falar, ou que as pessoas vão nos questionar e não vamos saber respondê-las corretamente. Mas, na sequência do texto, no versículo 20, lemos: “(…) o que poderão dizer os sábios e os instruídos? O que vão dizer os grandes oradores deste mundo? Deus tem mostrado que a sabedoria deste mundo é loucura”.

Deus vira o jogo: a sabedoria humana é que é loucura! Quanto mais você quebrar a cabeça tentando explicar a Palavra de Deus com sua própria inteligência, seus próprios argumentos, mais louco estará sendo! Mais uma vez: você crê? Você tem fé? Então saiba que “(…) a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo” (Rm 10.17). Paulo está dizendo aos romanos, Paulo está dizendo aos coríntios, e está dizendo a você: o evangelho é Cristo. Se você quer falar da maneira correta, saiba que Cristo é Deus entrando na história humana, para nos libertar da escravidão de todo tipo de maldade; Cristo é Espírito Santo, habitando naqueles que têm fé e utilizando seus dons, sua vida, como ferramenta bem ajustada. Dessa maneira, é Ele que bondosamente age em nós e, por isso, “quem quiser se orgulhar, que se orgulhe daquilo que o Senhor faz” (1 Co 1.31).

Lembrando o versículo 17: “anunciar o evangelho (…) sem usar a linguagem da sabedoria humana, para não tirar o poder da morte de Cristo na cruz”. Para falar da maneira correta, saiba que “(…) Deus uniu vocês com Cristo Jesus e fez com que Cristo seja a nossa sabedoria. E é por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos” (1 Co 1.30).

Todo o sentido é Jesus Cristo. Converse com Ele sobre suas descrenças, seus medos, entregue sua vida a Ele e experimente ser um servo fiel. Seja Ele a sua sabedoria, é Ele o meio para a salvação, seja Ele o seu falar, o seu pensar, o seu viver.


Responses

  1. Muito bacana!!!

    Vamos anunciar =)

    pura e simplesmente anunciar a mensagem q nos salvou =D

    abraços

  2. Glórias Ao Pai DEUS. Maranata:ora venha SENHOR JESUS. Anunciar as Boas Novas(Evangelho),realmente,a mim,me causa temor e tremor. Sou apenas um novo convertido,que pela misericórdia foi liberto da condenação eterna(¨Tirou-me de um poço de perdição,de um tremendal de lama;colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.¨Sl40,02),e que apesar dos erros ainda cometidos(¨Neste caso,quem faz isto,já não sou eu,mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim,isto é,na minha carne,não habita bem nenhum,pois o querer o bem está em mim;não,porém,o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro,mas o mal que não quero,esse faço. Mas,se eu faço o que não quero,já não sou eu quem o faz,e sim o pecado que habita em mim.¨Ro07,17-20. Misericórdia SENHOR.),tem tido integridade e inteireza de coração com a obra do SENHOR. A Misericórdia do SENHOR me alcançou em toda minha vida de erros e pecados;mas foi em 03/12/2011,que O SANTO ESPÍRITO de DEUS,literalmente,me ¨buscou¨ pela mão em um culto nessa data;então,cansado do vazio de toda uma vida,(¨A terra,porém,estava sem forma e vazia;havia trevas sobre a face do abismo…¨assim era minha vida,vazia e em trevas;¨…e O ESPÍRITO de DEUS pairava sobre as águas.¨Gn01,02. Glória A DEUS,que,por misericórdia,ainda assim,pairava com Seu ESPÍRITO sobre mim.),fui levado Ao Púlpito,me prostrei,e confessei Ao SENHOR como único e suficiente SENHOR e SALVADOR da minha vida…DEUS é bom…na ocasião,um irmão me disse que já naquele momento eu poderia evangelizar;mas como? disse eu;ele me explicou que no momento que me rendi Ao SENHOR,eu já poderia falar do Seu Amor….então,¨Eis-me aqui,envia-me a mim.¨Is06,08c. Agradeço Ao SENHOR,por me permitir conhecer mais uma família de CRISTO JESUS. DEUS PAI,DEUS FILHO e DEUS ESPÍRITO SANTO,continue a abençoar a todos vocês. Amém e amém.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: